Essas especialidades médicas se dedicam à saúde reprodutiva feminina, desde o diagnóstico e tratamento de doenças até o acompanhamento da gestação, parto e pós-parto
Ginecologia e obstetrícia são duas especialidades médicas que se complementam no cuidado da saúde feminina, sendo que um mesmo médico recebe formação na Residência Médica para atuar tanto como ginecologista, quanto como obstetra, estando preparado para exercer ambas as funções.
O que as diferencia é que a área da ginecologia é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema reprodutor feminino, enquanto a obstetrícia é dedicada ao cuidado da mulher durante a gravidez, parto e pós-parto.
Agende sua consulta com a dra. maria emilia!
O que faz uma ginecologista
A ginecologista é a médica especializada no estudo e tratamento das doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino, incluindo a vulva, vagina, útero, ovários, trompas de Falópio e até as mamas, sendo que algumas das doenças e condições mais comumente tratadas pela ginecologista incluem:
- Infecções genitais;
- Ovário policístico;
- Alterações do ciclo menstrual;
- Miomas uterinos;
- Endometriose;
- Câncer ginecológico e de mamas;
Além disso, a ginecologista também é responsável pela realização e solicitação de exames ginecológicos de rotina, como o Papanicolau (colpocitologia oncótica) e a mamografia, pelo acompanhamento de distúrbios hormonais e pela prescrição de métodos contraceptivos.
O que faz a obstetra
A obstetra é a médica especializada no cuidado da mulher durante a gestação, o parto e o período pós-parto, que é quando o organismo está “voltando” aos níveis hormonais prévios à gestação. Antes da gestação, a obstetra orienta a mulher quanto à concepção, prescreve vitaminas que devem ser iniciadas antes da gravidez para que o feto se desenvolva melhor e ajuda aquelas que por algum motivo não conseguem engravidar.
Durante a gravidez, a obstetra realiza exames pré-natais de primeiro, segundo e terceiro trimestre para avaliar a saúde da mãe e do bebê, acompanha o desenvolvimento fetal e orienta a gestante sobre a alimentação e cuidados durante a gestação. Caso alguma alteração seja notada durante o pré-natal, principalmente no ultrassom morfológico, a obstetra orienta os pais quanto à condição diagnosticada e encaminha o casal a outros especialistas que também deverão acompanhar o desenvolvimento do bebê, como o neuropediatra.
Já no momento do nascimento, a obstetra monitora a evolução do trabalho de parto e a saúde da mãe e do bebê, realiza o parto vaginal ou a cesárea se necessário, e acompanha a recuperação da mãe no hospital e no consultório durante os meses que se seguem.
Ginecologia e Obstetrícia: Saúde e conforto em todas as fases!
Como é a formação em ginecologia e obstetrícia
Para se tornar uma ginecologista e obstetra, é necessário concluir a graduação em medicina, que no Brasil tem duração de seis anos, e em seguida fazer uma residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, que é uma especialização que tem duração de três anos. Durante a residência, o médico é capacitado a realizar exames ginecológicos, acompanhar a gestação, realizar partos, orientar as pacientes quanto às dúvidas, prescrever tratamentos e métodos contraceptivos, tratar as doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino, fazer cirurgias íntimas femininas, entre outros.
Além disso, após a residência em Ginecologia e Obstetrícia, alguns médicos optam por fazer uma subespecialização em alguma área específica, como uroginecologia, endoscopia ginecológica, patologia do trato genital inferior e colposcopia ou diversas outras.
Como é a consulta?
Durante a consulta de rotina em ginecologia e obstetrícia, a paciente pode esperar uma avaliação completa da sua saúde reprodutiva. Geralmente, a consulta começa com a anamnese, que é uma entrevista detalhada sobre o histórico médico da mulher, seus sintomas e seus hábitos de vida. Em seguida, o médico realiza um exame físico, que costuma incluir o exame das mamas e da região abdominal, além do exame ginecológico com a utilização de um espéculo vaginal para visualizar o colo do útero e coletar material para exames de rastreio. A consulta também é um momento para esclarecer dúvidas e receber orientações sobre a saúde reprodutiva, prevenção de doenças e cuidados durante a gestação.
Há, ainda, a possibilidade de fazer uma consulta mais direcionada a alguma queixa específica da paciente, pois muitas vezes, a mulher procura um especialista em ginecologia e obstetrícia devido a:
- Corrimentos vaginais;
- Prolapsos genitais ou incontinência urinária;
- Verrugas genitais;
- Alterações no ciclo menstrual ou sangramento fora do ciclo;
- Dor durante as relações sexuais;
- Dificuldade para engravidar;
- Início do pré-natal.
Qual a diferença entre ginecologista e obstetra?
Enquanto a ginecologista é especializada na saúde, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino, a obstetra é responsável pelo acompanhamento da gestação, parto e pós-parto. No entanto, a especialização médica é uma só: ginecologia e obstetrícia. Porém, ao final da residência médica, muitos profissionais optam por trabalhar com apenas uma das áreas ou fazer subespecializações.
Quando procurar um especialista em ginecologia e obstetrícia?
É recomendado que as mulheres procurem um especialista em ginecologia e obstetrícia desde a adolescência, a partir da primeira menstruação ou antes no caso de alguma anormalidade no desenvolvimento ou em caso de corrimento vaginal. Afinal, durante a consulta, o médico pode avaliar a saúde reprodutiva da paciente, realizar exames ginecológicos de rotina, prescrever métodos contraceptivos e orientar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Assim, todas as mulheres – da adolescência à terceira idade – devem fazer acompanhamento médico com um ginecologista para prevenção de doenças prevalentes na população e para realizar exames periódicos de rastreio contra câncer de mama e de colo de útero. Além disso, deve-se procurar um especialista em ginecologia e obstetrícia quando houver intenção de engravidar e para ter acompanhamento durante a gestação.
Por fim, uma consulta de urgência deve ser marcada quando a mulher notar qualquer alteração importante em seu corpo, seja anatomicamente (como o surgimento de nódulos), ou quando notar corrimento com cor e odor diferentes ou sangramento vaginal fora do período menstrual, bem como lesões em áreas genitais.
Dra. Maria Emília: ginecologista e obstetra
A Dra. Maria Emília é uma médica especialista em ginecologia e obstetrícia que tem ampla experiência no diagnóstico e tratamento de doenças ginecológicas, bem como acompanhamento da gestação, do parto e do pós-parto. Além da formação e especialização na área, possui subespecialidade em Uroginecologia, Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia e em Endoscopia Ginecológica está apta a realizar exames ginecológicos, prescrever métodos contraceptivos, fazer procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos e também avaliar e tratar doenças como pólipos e miomas uterinos, lesões pré-câncer, prolapso genital e incontinência urinária, além de realizar o acompanhamento completo da gestação e parto.
Para receber um atendimento personalizado e atencioso, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Maria Emília.
Fontes: