Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Conheça o rejuvenescimento íntimo a laser


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock) | 7 min. de leitura

O rejuvenescimento íntimo melhora os sintomas da síndrome urogenital da menopausa, corrimentos, infecções de trato urinário e muito mais

A medicina atual disponibiliza às mulheres uma série de procedimentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida e a saúde urogenital, sendo um deles o rejuvenescimento íntimo a laser. Esse procedimento promove maior vascularização vaginal e estimula a proliferação de células produtoras de colágeno, trazendo diversos benefícios que veremos a seguir.

Agende sua consulta com a dra. maria emilia!

O que é o rejuvenescimento íntimo?

Embora o nome remeta à estética, o rejuvenescimento íntimo é um tratamento voltado à saúde da mulher, principalmente para aquelas que têm queixas de ressecamento vaginal devido à redução hormonal da menopausa, chamada de síndrome urogenital.

Vantagens do laser íntimo

As vantagens do rejuvenescimento íntimo a laser são:

  • Aumento da lubrificação vaginal e do prazer sexual;
  • Melhora da incontinência urinária e da urgência miccional;
  • Redução de corrimento e mau cheiro;
  • Melhora do tônus vaginal;
  • Maior vascularização local (mais sangue chegando na vagina);
  • Restauração da flora vaginal;
  • Redução das infecções urinárias.

Além disso, o aparelho utilizado no rejuvenescimento íntimo a laser também tem papel de destaque na cirurgia íntima (ninfoplastia/labioplastia), no tratamento do líquen vulvar e no tratamento de lesões HPV induzidas. Ademais, auxilia no clareamento vaginal.

Uroginecologia: Saúde íntima em foco!

Agende uma consulta

Para quem é indicado?

A Federação das Associações Brasileiras de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomenda que o rejuvenescimento íntimo a laser seja realizado em pessoas que apresentam problemas relacionados à atrofia da mucosa vaginal, como acontece na mulher que está no puerpério, no climatério e na pós-menopausa. O puerpério consiste no período pós-parto, onde é comum haver ressecamento vaginal, o que torna a relação sexual extremamente desconfortável. Já o climatério compreende o período de tempo que a mulher inicia a transição para a cessação da menstruação, normalmente isso ocorre entre os 40 e 50 anos de idade. E a pós-menopausa corresponde a todos os anos após o término da menstruação.

Nessas pacientes, o rejuvenescimento íntimo a laser proporciona benefícios extras quanto ao ressecamento vaginal, que naturalmente tende a piorar com o passar do tempo de menopausa — diferentemente de outros sintomas, como o fogacho, que costumam durar alguns anos, na maioria das mulheres tende a desaparecer; o ressecamento vaginal, pelo contrário, tende a piorar com o passar dos anos.

Ademais, a reposição hormonal oral ou transdérmica, ou com implantes, não atua satisfatoriamente sobre o trato geniturinário, sendo necessário associar terapia local para melhora dos sintomas. A terapia local consiste em uso de hormônio por via vaginal ou o tratamento com rejuvenescimento íntimo a laser.

Quando avaliamos o tratamento medicamentoso, o que observamos é que existe uma baixa adesão ao longo do tempo do uso de hormônio por via vaginal, pois é necessário manter um tratamento contínuo com a aplicação de pomada intravaginal duas vezes por semana para manutenção do efeito. Além disso, muitas mulheres não podem fazer uso dessas medicações devido a contraindicações, como câncer de mama ou falta de adaptação ao método, como alergia, irritação, cólicas, dor nas mamas, entre outros.

Já quando avaliamos o rejuvenescimento íntimo a laser, o efeito do tratamento permanece por até 24 meses e não existem contraindicações ao tratamento.

Além disso, a American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) indica esse procedimento para mulheres que estão com alterações vaginais, como falta de lubrificação e ressecamento vaginal pós-parto, o que pode causar impacto na qualidade de vida da paciente, principalmente do ponto de vista sexual e relacionamento com o parceiro.

Ou seja, não há uma diretriz nacional ou internacional específica sobre quem deve ou não fazer o rejuvenescimento íntimo a laser, mas é um procedimento indicado para mulheres que têm qualquer problema relacionado à atrofia e secura vaginal, seja pelo climatério e pós-menopausa, no período pós-parto (puerpério) ou alterações hormonais (mesmo em idade fértil).

Ademais, mulheres que estão na menacme (idade fértil) e apresentam falta de lubrificação vaginal, incontinência urinária, corrimentos de repetição ou líquen vulvar, podem ser candidatas ao rejuvenescimento íntimo a laser.

Portanto, cada caso deve ser analisado com parcimônia pelo médico especialista em saúde da mulher, junto da paciente.

O método de rejuvenescimento íntimo

O objetivo da terapêutica para rejuvenescimento íntimo a laser é estimular a lubrificação vaginal, reduzindo dores, ardência e problemas relacionados à síndrome urogenital da menopausa, que é o nome dado para os sintomas da menopausa sobre o sistema urinário e genital. Alguns dos sintomas são: a falta de lubrificação, ardência e dor durante e após a relação, incontinência urinária, urgência miccional (ter que sair correndo para urinar), coceira, ardência ou desconforto na vagina, mau cheiro e corrimentos.

Como é feito o rejuvenescimento íntimo a laser?

O rejuvenescimento íntimo a laser é um procedimento com duração aproximada de 20 a 30 minutos, indolor, e é realizado no próprio consultório médico. Em geral, o tratamento consiste em três sessões, com intervalo de 30 a 45 dias entre elas. A duração do efeito do tratamento é de até 24 meses, mas é recomendado que seja feita uma sessão de manutenção aos 12 meses para garantir a qualidade do efeito por esse tempo.

Para realizar o tratamento do rejuvenescimento íntimo, insere-se um transdutor no canal vaginal semelhante ao utilizado para fazer ultrassom transvaginal, que emite feixes de laser. Esses feixes estimulam células da mucosa genital a produzirem fibroblastos, células secretoras de colágeno.

É justamente esse aumento na secreção de colágeno (e também de ácido hialurônico) pelos fibroblastos que promove uma maior vascularização da mucosa, produção de glicogênio e lubrificação local.

Em associação ao tratamento intravaginal, é realizado na mesma sessão o rejuvenescimento íntimo na área externa da genitália feminina, utilizando o laser vulvar. O objetivo dessa aplicação é melhorar o tônus, reduzir a flacidez, melhorar a qualidade da pele e da mucosa do intróito.

A preparação para a realização do laser externo inclui a aplicação de um creme anestésico 15 minutos antes do procedimento, para tornar a sessão mais confortável para a paciente.

Cuidados antes e depois do procedimento a laser

Em casos de pacientes que têm um ressecamento excessivo, antes do rejuvenescimento íntimo a laser pode ser indicado o uso de um creme hormonal tópico, que deve ser interrompido cerca de 7 a 10 dias antes da sessão. Porém, essa prática não é para todas as mulheres, sendo que a prescrição deve ser feita exclusivamente pelo médico responsável após uma avaliação cuidadosa.

Já as mulheres que tiveram herpes genital devem tomar uma dose prévia de aciclovir e, depois, manter o medicamento por mais alguns dias para não desencadear o surgimento das lesões herpéticas. Também há uma recomendação de que a paciente não esteja menstruada durante a realização do procedimento, qualquer que seja o caso.

Logo após a sessão de rejuvenescimento íntimo a laser a paciente pode voltar para casa e seguir com seus afazeres rotineiros. Porém, ela deve ficar sete dias sem ter relações sexuais e deve utilizar um creme de ácido hialurônico no local, que será devidamente prescrito pelo médico responsável.

Portanto, trata-se de um procedimento simples e seguro e é indicado até mesmo para mulheres com histórico de câncer de mama.

Quanto custa o rejuvenescimento íntimo a laser?

Ainda que o rejuvenescimento íntimo a laser seja um tratamento para uma condição de saúde decorrente da menopausa — a síndrome urogenital —, esse procedimento não é coberto pelos convênios e planos de saúde.

Por esse motivo, a recomendação é consultar diretamente o profissional escolhido a respeito dos valores praticados em sua clínica. Para que os benefícios do rejuvenescimento íntimo sejam mais acessíveis a todas as mulheres, em geral são feitos pacotes que incluem as três sessões, a fim de garantir que o tratamento não seja interrompido por falta de recursos financeiros.

Para saber mais sobre o rejuvenescimento íntimo, entre em contato agora mesmo com a Dra. Maria Emília.

Fontes:

Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG);

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Vídeos relacionados

Acompanhe nossos vídeos.

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA