O laser é uma metodologia de tratamento moderna e minimamente invasiva para casos de incontinência urinária
O tratamento a laser para incontinência urinária é uma opção indicada principalmente para casos leves e moderados de perda involuntária de urina. A aplicação do laser é intravaginal, sendo realizada com aparelhos e ponteiras específicos, que estimulam o colágeno presente nas paredes da vagina de modo a promover a restauração do tônus muscular da região.
A realização do tratamento a laser para incontinência urinária é indolor e, por ser minimamente invasivo, oferece uma excelente recuperação pós-operatória e rápido retorno às atividades rotineiras — devendo ser evitado apenas que a mulher tenha relações sexuais nos primeiros dias após o procedimento. Para garantir o conforto da paciente, podem ser receitados medicamentos anestésicos de uso tópico. Saiba mais sobre este procedimento a seguir!
Agende sua consulta com a dra. maria emilia!
Entenda o que é a incontinência urinária
A incontinência urinária é uma alteração benigna que se caracteriza pela perda involuntária de urina pela uretra, o que normalmente acontece por meio de pequenos escapes diários. Por mais que a condição não represente um risco à vida e saúde da paciente, ela pode ser muito prejudicial à qualidade de vida e autoestima das mulheres — que ficam excessivamente preocupadas com a possibilidade de um escape durante as atividades rotineiras.
A incontinência urinária é um problema considerado relativamente comum entre o público feminino, sendo estimado que 35% das mulheres com mais de 40 anos sofram com o problema. Os principais fatores de risco para a ocorrência desta alteração são o sobrepeso, avanço da idade, alterações hormonais, predisposição genética, presença de prolapso genital e gestações anteriores.
Como é o tratamento para incontinência urinária?
A incontinência urinária pode ser classificada em diferentes tipos, que variam de acordo com as causas do problema e a forma como ele se manifesta. O tratamento para a condição é sempre individualizado, e deve ser indicado conforme as necessidades da paciente, bem como suas características individuais e a gravidade do problema.
Além do tratamento a laser para incontinência urinária, é possível cuidar o problema por meio do uso de medicamentos e fisioterapia para reabilitação funcional do assoalho pélvico. Entretanto, tais metodologias mostram-se menos eficazes. Para indicação, consultar-se com um uroginecologista é fundamental.
Tratamento para incontinência urinária com a Dra. Maria Emilia!
Tratamento a laser para incontinência urinária: como é feito?
A aplicação de laser íntimo é uma das metodologias mais modernas para tratamento de incontinência urinária, destacando-se por proporcionar rápida recuperação da qualidade de vida das pacientes afetadas pela condição. O procedimento dura poucos minutos e é indolor, além de não causar sangramento e poder ser realizado em ambiente ambulatorial, sem a necessidade de internação hospitalar.
O tratamento a laser para incontinência urinária funciona a partir da aplicação terapêutica de calor na região íntima feminina, levando ao estímulo da vascularização do canal vaginal. O intuito é reabilitar as estruturas do assoalho pélvico por meio da melhoria da qualidade do tecido conjuntivo, do colágeno e das fibras elásticas, melhorando significativamente os casos de perda urinária involuntária.
As principais vantagens deste tipo de procedimento são:
- Pode ser realizado em consultório, sem precisar de internação;
- Minimamente invasivo, possibilitando rápida recuperação da paciente;
- Possibilidade de repetir o procedimento sempre que o médico identificar como necessário, uma vez que há poucos efeitos colaterais;
- Baixo índice de complicações;
- Melhora do desempenho sexual da paciente como efeito secundário.
Recuperação do tratamento para incontinência urinária
Por se tratar de uma técnica bastante segura e pouco invasiva, o tratamento a laser para incontinência urinária apresenta período pós-operatório considerado simples, rápido e indolor. Por não demandar internação hospitalar, a paciente é liberada para voltar para casa no mesmo dia do procedimento, devendo adotar apenas alguns cuidados básicos como:
- Evitar relações íntimas por aproximadamente 40 dias;
- Não usar absorvente interno nas primeiras semanas;
- Após urinar e evacuar, lavar a região genital com água e sabão neutro;
- Ingerir alimentos ricos em fibras para evitar prisão de ventre;
- Usar calcinha de algodão para prevenir infecções e deixar a área respirar;
- Não tomar banho de banheira, piscina ou mar para evitar o contato com água contaminada.
Todas essas recomendações são passadas previamente pelo uroginecologista responsável pelo tratamento, e devem ser seguidas cuidadosamente para prevenir complicações.
Outros usos do laser íntimo
Os tratamentos a laser são excelentes aliados da uroginecologia, sendo indicados para diversos tratamentos além do tratamento a laser para incontinência urinária. Algumas das principais aplicações deste tipo de tratamento são para eliminação das lesões do HPV, rejuvenescimento íntimo, falta de lubrificação vaginal, frouxidão das estruturas vaginais, urgência miccional e outras síndromes urogenitais.
O laser íntimo é considerado um marco no tratamento de alterações uroginecológicas, promovendo uma excelente cicatrização de lesões e destacando-se por sua elevada eficiência no combate a verrugas genitais e lesões precursoras de câncer. Esta é uma abordagem que tem como principal vantagem o fato de ser minimamente invasiva, trazendo poucos efeitos colaterais e possibilitando rápida recuperação da paciente.
Para saber mais a respeito do tratamento a laser para incontinência urinária e tirar suas dúvidas a respeito deste procedimento, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Maria Emilia.
Fontes: