A Dra. Maria Emilia Ferreira de Barba é médica uroginecologista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia realizada no Hospital Fêmina — localizado em Porto Alegre e totalmente dedicado à saúde feminina. A especialização em Uroginecologia foi realizada em São Paulo, no Hospital Pérola Byington, um centro referência em saúde da mulher.
Com vasta experiência em cirurgias do sistema urinário feminino, a uroginecologista Dra. Maria Emilia possui ainda título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e de especialista em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) e Colposcopia pela Associação Brasileira de PTGI e Colposcopia. Também é especialista em Histeroscopia. Com isso, atende a mulher de forma integral, tanto o atendimento ginecológico quanto o atendimento especializado em uroginecologia.
Atualmente, a profissional atende em dois centros médicos localizados em São José dos Campos e Jacareí, no estado de São Paulo, onde atua prevenindo, diagnosticando e tratando condições de saúde que acometem o sistema urinário e reprodutor feminino. O atendimento é sempre individualizado e focado nas necessidades de cada paciente, visando a promoção da qualidade de vida, saúde e bem-estar das mulheres.
Quero me consultar com uma uroginecologista!
O que é a Uroginecologia?
A Uroginecologia é uma subespecialidade que, conforme o nome indica, alia os conhecimentos da Urologia e Ginecologia. O profissional desta área se responsabiliza por cuidar da fisiologia (funcionamento) do organismo feminino, estudando e tratando da bexiga, uretra, vagina, útero, reto e demais órgãos localizados na região inferior do abdômen das mulheres.
O uroginecologista cumpre um papel fundamental quando o assunto é saúde feminina, já que doenças ginecológicas, como prolapso genital, por exemplo, podem acometer o sistema urinário, o qual está muito próximo dos aparelhos reprodutores e possuem estruturas bastante complexas. Com o processo natural de envelhecimento, a tendência é que o organismo das mulheres apresente problemas de saúde na região pélvica e urinária, sendo recomendado um acompanhamento especializado.
Quais são as principais alterações tratadas pela uroginecologista?
As principais doenças tratadas pela Uroginecologia envolvem problemas de saúde que acometem os órgãos pélvicos, especialmente bexiga, uretra e estruturas que compõem o aparelho reprodutor feminino. Entre as principais patologias diagnosticadas e tratadas pela Dra. Maria Emilia estão:
Prolapso genital
Esta é uma condição médica em que os músculos da pelve perdem a capacidade de sustentar os órgãos da região, fazendo com que eles saiam de suas posições normais e “caiam” em direção à vagina. Como consequência, a paciente pode sentir um abaulamento incômodo na região, além de dores e alterações urinárias. Em casos mais graves, os órgãos afetados podem ficar exteriorizados, saindo pelo canal vaginal.
O problema pode ser classificado em uma escala de gravidade, demandando sempre acompanhamento e tratamento especializado de um uroginecologista para garantir qualidade de vida à paciente e evitar complicações associadas à alteração. A principal forma de corrigir o prolapso genital, especialmente em casos severos, é a cirurgia.
Incontinência urinária
Caracterizada pelo escape involuntário de urina, esta é uma alteração que pode ser causada por diversos fatores — sendo muitos deles associados ao processo natural de envelhecimento do organismo feminino. Por mais que esta condição não represente um risco à saúde da mulher, o problema pode comprometer significativamente a qualidade de vida e autoestima da paciente.
Uroginecologista: saúde íntima com profissionalismo!
Tratamentos oferecidos pela Uroginecologista
A Dra. Maria Emilia possui um farto conhecimento e ampla experiência em sua área de atuação, e está apta a conduzir tratamentos medicamentosos, procedimentos ambulatoriais e procedimentos cirúrgicos para as principais doenças e queixas apresentadas por suas pacientes. Entre as principais metodologias terapêuticas realizadas pela especialista em uroginecologia, é possível destacar:
Cirurgia de prolapso genital
Cirurgia que visa restaurar a anatomia vaginal, devolvendo os órgãos à sua posição correta e corrigindo os defeitos do assoalho pélvico que causaram a alteração. Existem diferentes metodologias cirúrgicas possíveis para a correção do prolapso genital, e as técnicas visam principalmente reconstruir os ligamentos e músculos que sustentam os órgãos da região.
O tipo de cirurgia realizada depende do tipo de prolapso genital, por exemplo:
- Cistocele – prolapso (descida) da bexiga é tratado com a Colpoplastia anterior;
- Enterocele – prolapso (descida) do intestino é tratado com a Correção de enterocele;
- Prolapso uterino – é tratado com a Histerectomia (retirada do útero) ou com inserção de tela;
- Prolapso de cúpula vaginal – descida da vagina que pode ocorrer após retirada do útero. É tratada com a técnica de fixação sacroespinhosa ou sacropromontofixação. Em geral, é necessária a inserção de tela;
- Ruptura de corpo perineal – é a ruptura na entrada da vagina que acontece no parto normal. É tratada com a Colpoperineoplastia ou
Colocação de sling para incontinência urinária
O sling é uma fita que oferece suporte aos músculos do pavimento pélvico, fazendo com que ele se torne mais resistente à pressão da bexiga quando está cheia. A instalação deste dispositivo é indicada para tratamento de incontinência urinária de esforço, sendo considerado o procedimento padrão para casos em que as metodologias conservadoras não foram capazes de solucionar o problema.
Laser para tratamento de incontinência urinária
O tratamento a laser é realizado no consultório e serve para estimular as fibras de colágeno que dão suporte para a uretra e melhorar a vascularização (quantidade de sangue) que irriga a mucosa da vagina.
Esse tratamento está indicado no caso de incontinência urinária leve a moderada e serve para melhora sintomas de perda de urina aos esforços (como tossir ou pular, perda de urina na relação sexual), quanto diminuir sintomas de urgência (como vontade de urinar toda hora, levantar a noite para urinar).
Aplicação de toxina botulínica intravesical
A aplicação da toxina botulínica (Botox®) no músculo da bexiga serve para melhora dos sintomas de urgência, como frequência urinária aumentada (vontade de urinar toda hora), perda de urina de urgência (perde urina antes de chegar ao banheiro para urinar), noctúria (levantar-se de noite para urinar).
Esses sintomas acontecem em pacientes com Bexiga Hiperativa e que tem Síndrome da Cistite Intersticial, também chamada de Bexiga Dolorosa.
Outros procedimentos ginecológicos
Como já mencionado anteriormente, a Dra. Maria Emilia também realiza procedimentos diagnósticos e atendimentos especializados em ginecologia, estando apta a cuidar de forma integral da saúde da mulher. Suas pacientes contam ainda com procedimentos como:
- Colposcopia;
- Vulvoscopia;
- Colocação de DIU e implante para anticoncepção;
- Remoção de pólipos genitais e lesões vulvares;
- Tratamento a laser para lesões HPV;
- Tratamento a laser para rejuvenescimento íntimo;
- Histeroscopia diagnóstica e cirúrgica;
- Histerectomia;
- Laqueadura tubária;
- Correção de lábios vaginais hipertróficos (Labioplastia ou Ninfoplastia);
- Conização de colo do útero;
- Exérese de zona de transformação anormal: Cirurgia de CAF (Cirurgia de alta frequência) ou LEEP.
Todos os tratamentos são sempre realizados conforme as necessidades da paciente, após uma avaliação criteriosa e individualizada que respeita as particularidades e qualidade de vida da paciente. Para conhecer melhor o trabalho da uroginecologista, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Maria Emilia.