Conheça tudo sobre a cirurgia que corrige alterações e melhora a aparência da região genital, devolvendo a autoestima e a qualidade de vida da mulher
Muito mais do que se preocupar com a beleza do rosto e do corpo, as mulheres, nos últimos anos, têm dedicado uma atenção especial à área íntima, tanto em relação a alterações funcionais e anatômicas da região quanto à estética. Um dos procedimentos que vêm sendo bastante procurados é a ninfoplastia, ou cirurgia íntima feminina ou labioplastia.
Quero realizar uma cirurgia íntima feminina!
O que é a ninfoplastia?
Ninfoplastia é o nome dado ao procedimento que visa reduzir os pequenos lábios vaginais (lábios internos) ou corrigir possíveis assimetrias, ou seja, quando os lábios têm tamanhos diferentes.
Durante o procedimento, o cirurgião retira o excesso de pele que se desenvolveu de maneira anormal na região. Assim, a ninfoplastia devolve o aspecto natural da parte íntima da mulher.
Em geral, o crescimento dos pequenos lábios vaginais hipertróficos ocorre na puberdade, fazendo com eles ganhem um tamanho que pode ficar desproporcional ao restante da vulva (parte externa da genitália feminina), ficando maiores do que os grandes lábios (ambos protegem a abertura da vagina e da uretra). Também pode acontecer aumento dos pequenos lábios devido ao uso de testosterona ou de anabolizantes.
Além disso, a cirurgia íntima feminina pode reduzir o tamanho do prepúcio de clitóris (também chamado de capuz de clitóris, que corresponde à pele que recobre o clitóris). Nas mulheres que apresentam hipertrofia do prepúcio do clitóris (hipertrofia do capuz do clitóris) é feita a retirada desse tecido (pele) excedente na cirurgia, com o objetivo de tornar a vulva mais anatômica e natural.
Outro benefício da ninfoplastia é clarear a cor da pele da região, que tende a ficar mais escura com o passar dos anos. Como a parte mais externa do lábio é a que costuma ficar mais escura, no momento que essa parte mais escura e externa do lábio é retirada, a vulva fica mais clara. O mesmo acontece no caso de mulheres que apresentam manchas nos pequenos lábios.
A ninfoplastia é indicada quando a mulher apresenta:
- Desconforto estético devido ao tamanho excessivo dos pequenos lábios;
- Lábios assimétricos;
- Lábios escuros ou manchados;
- Dificuldade de fazer a higiene adequada do local;
- Incômodo durante as relações sexuais ou nos exames ginecológicos;
- Incômodo ou dor ao usar roupas mais justas;
- Incômodo ao usar biquini ou roupas íntimas (lábios podem ficar para fora);
- Incômodo ao andar de bicicleta ou a cavalo;
- Maior sensibilidade na região;
- Perda de autoestima, inclusive prejudicando relacionamento interpessoal.
E como saber se os lábios estão aumentados?
Para definir isso, a hipertrofia dos pequenos lábios vaginais foi classificada em 4 graus: Grau 0 (< 1 cm), Grau 1 (> 1 cm e < 3 cm), Grau 2 (> 3 cm e < 5 cm) e Grau 3 (> 5 cm).
Porém, mais importante do que o tamanho dos lábios, é a percepção da mulher sobre a sua genitália. A indicação da cirurgia não é pelo tamanho dos lábios ou pela assimetria, mas quando isso está gerando algum grau de desconforto para a paciente.
Ninfoplastia: renove sua confiança íntima!
Como é feita a ninfoplastia?
A ninfoplastia é um procedimento cirúrgico, na maioria das vezes realizado no hospital, com raquianestesia ou sedação. Também pode ser feito com anestesia local no consultório, porém acaba sendo mais desconfortável para a paciente, o que pode atrapalhar o resultado estético final da cirurgia. Na maioria das vezes, preferimos raquianestesia, por promover uma melhor analgesia de pós-operatório.
O procedimento pode ser feito com várias técnicas. Duas das técnicas mais recomendadas são: uso do laser ou cirurgia de alta frequência (wavetronic).
Nos dois casos, o especialista corta os pequenos lábios e, em seguida, costura suas bordas de uma maneira que as cicatrizes fiquem imperceptíveis após a cicatrização completa.
Essa sutura é feita com fios absorvíveis pelo organismo, ou seja, o próprio corpo absorve o fio cirúrgico. Mesmo assim, 15 dias após a cirurgia de ninfoplastia costuma-se avaliar a necessidade de retirada dos pontos. O objetivo disso é acelerar o processo de cicatrização.
A técnica que costuma ter melhor resultado estético é o corte longitudinal do pequeno lábio.
Quando a cirurgia íntima feminina é feita a laser, o processo de cicatrização é mais rápido, principalmente nos primeiros 3 meses.
A ninfoplastia demora cerca de 1 a 2 horas e, na maioria dos casos, a mulher recebe alta no mesmo dia.
Como é o pós-operatório da ninfoplastia?
Em geral, o pós-operatório da ninfoplastia é tranquilo. Na primeira semana depois da ninfoplastia, geralmente é recomendado que a paciente permaneça em casa, por cerca de 8 dias, mantenha as pernas elevadas mais do que o tronco e evite passar muito tempo sentada. Isso facilita o retorno venoso, o que reduz o inchaço e a dor na região.
Porém, mesmo assim, a mulher não deve se preocupar caso a região genital fique arroxeada, vermelha e inchada. O retorno às atividades de rotina, como trabalho, pode ser feito em cerca de 10 a 15 dias depois da ninfoplastia, mas sempre com autorização médica.
Já para atividades físicas a recomendação é esperar pelo menos 30 dias e para a atividade sexual é preciso aguardar 45 dias após a ninfoplastia.
Não é recomendado dirigir nos primeiros dias após a ninfoplastia. Devido à posição exigida para tal ato, pode haver sangramento e dor no local. Também devem ser evitados o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, durante 10 dias após a cirurgia, pois eles interferem no processo de cicatrização.
Além do uso de medicações analgésicas para reduzir a dor, é recomendado o uso de gelo local. A aplicação do gelo diminui o inchaço, reduz a dor e facilita a cicatrização. A mulher irá colocar o gelo envolto em uma compressa e aplicado diretamente no local nos primeiros dias depois da ninfoplastia. O ideal é fazer as compressas 4 a 5 vezes ao dia, durante 20 minutos. Esses detalhes são importantes para promover uma recuperação mais rápida, segura e completa da cirurgia íntima feminina.
Como fazer a higiene da região íntima depois da ninfoplastia?
Uma dúvida bastante comum entre as mulheres que realizam o procedimento é em relação a como deve ser feita a higiene da região íntima durante o período de recuperação. É importante manter a área limpa e seca.
A área genital deve ser lavada com água fria ou soro fisiológico e sabonete neutro depois das idas ao banheiro, seja para urinar ou defecar, durante pelo menos 15 dias. Se for o caso, a cirurgiã ou cirurgião pode recomendar a aplicação de um algum óleo hidratante. Esse procedimento visa evitar a coceira, comum ao processo de cicatrização.
Quando for fazer uso de absorvente íntimo, este deve ser bem macio e não pressionar a região. Já a calcinha deve ser, de preferência, de algodão e, se possível, larga. É preciso evitar qualquer peça que pressione o local da ninfoplastia. Roupas justas, como legging ou mesmo calça jeans, devem ser evitadas nos primeiros 20 dias após a cirurgia.
Quais são os riscos da ninfoplastia?
A ninfoplastia é um procedimento de baixo risco. De maneira geral, podem ocorrer:
- Hematomas;
- Resultados inestéticos;
- Abertura dos pontos (deiscência de sutura. Nesse caso, pode ser necessário corrigir o procedimento);
- Infecções;
- Desenvolvimento de cicatrizes hipertróficas (o tecido fica mais grosso e elevado no local da cicatriz).
A escolha de uma cirurgiã ou um cirurgião capacitado e experiente neste tipo de procedimento é importante para reduzir esses riscos, já que a técnica cirúrgica empregada e os cuidados pós-operatórios têm impacto direto no resultado final da cirurgia.
Resultados da ninfoplastia
A cicatrização completa da ninfoplastia demora, em média, cerca de 6 meses. Em geral, é só depois de 9 a 12 meses que é possível observar o resultado final da cirurgia, embora já nos primeiros 3 meses a mulher possa notar as mudanças mais significativas.
Além disso, para que a cirurgia íntima feminina siga sem intercorrências, é importante lembrar que a paciente deve seguir todas as recomendações médicas.
Procedimentos associados
Além da ninfoplastia, podem ser feitos outros procedimentos associados quando a paciente apresenta outras queixas, como:
- Retirada de plicoma anal (dobra de pele entre fúrcula vulvar e ânus);
- Preenchimentos dos grandes lábios (lábios externos): no caso de lábios flácidos;
- Perineoplastia.
Valor da cirurgia íntima feminina
Para saber o preço da cirurgia íntima feminina a paciente deve antes passar por uma avaliação médica com a cirurgiã ou cirurgião, onde será definido qual o tipo de cirurgia é indicado para o seu caso, qual técnica será utilizada e o que precisa ser feito, como, por exemplo, redução dos pequenos lábios ou redução dos pequenos lábios e do prepúcio do clitóris, entre outros.
Além disso, os custos variam conforme o hospital em que será realizado o procedimento, equipe médica envolvida (incluindo anestesiologista), uso de equipamentos e infraestrutura, uso de convênios médicos, entre outros fatores. Em média, os valores podem variar de R$ 3 a R$ 10 mil.
Entre em contato com a Dra. Maria Emília de Barba e agende uma consulta para tirar suas dúvidas sobre o procedimento de ninfoplastia.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo