Agende sua consulta
Agende sua consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Crescimento dos pequenos lábios: quando devo me preocupar?


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

10 abril, 2024 |

| 6 min. de leitura

Entenda quando a hipertrofia dos pequenos lábios vaginais pode ser um problema e o que fazer nesses casos

A anatomia externa da vulva é composta por estruturas como os pequenos e os grandes lábios. Eles são pregas de tecidos que têm a função de recobrir o clitóris e a entrada da vagina e da uretra e das glândulas de Bartholin (que secretam um líquido lubrificante).

Os pequenos lábios podem apresentar assimetrias (um lado diferente do outro) ou um aumento anormal de tamanho por diversos motivos. Esse crescimento dos pequenos lábios pode causar uma série de sintomas e outros incômodos às mulheres, como desconforto na relação sexual e impacto negativo na autoestima.

Entenda, neste conteúdo, quais são as principais causas do crescimento dos pequenos lábios, que tipo de sintomas a condição pode causar e o que fazer quando ela ocorre. Boa leitura!

Causas do crescimento dos pequenos lábios

O crescimento dos pequenos lábios, também chamado de hipertrofia dos pequenos lábios, pode ocorrer por diversos motivos. São eles:

  • Fatores genéticos;
  • Processo de envelhecimento, que aumenta a flacidez da região;
  • Gravidez (principalmente relacionado ao trauma no momento do parto, que pode causar lacerações nos pequenos lábios);
  • Alterações hormonais causadas por vários fatores, como a puberdade, o hipertireoidismo, o uso de anabolizantes e problemas renais;
  • Alterações hormonais e metabólicas causadas pelo excesso de peso;
  • Irritações crônicas.

Quero realizar a ninfoplastia!

Qual o padrão de normalidade para os pequenos lábios?

Uma das principais dúvidas das pacientes que procuram entender sobre o crescimento dos pequenos lábios é sobre o padrão de normalidade, para fins de comparação.

Na verdade, não existe, exatamente, um padrão de normalidade estabelecido para que comparemos se houve ou não crescimento dos pequenos lábios. Isso ocorre porque o simples fato de os pequenos lábios aumentarem de tamanho, em muitos casos, não representa um risco à saúde.

O que precisa ser observado é se a paciente apresenta sintomas que podem incomodá-la, tanto do ponto de vista estético quanto do ponto de vista da qualidade de vida, como desconforto na relação sexual ou em exames ginecológicos (quando o lábio pode adentrar o canal vaginal), dermatite (assadura devido ao tamanho do lábio), desconforto no uso de roupas íntimas e biquínis.

No entanto, existe uma classificação do grau de hipertrofia dos pequenos lábios que ajuda a mulher e o médico a realizar o diagnóstico do grau do aumento dos pequenos lábios. São eles:

  • Grau 0 (menor que 1 cm);
  • Grau 1 (entre 1 cm e 3 cm);
  • Grau 2 (entre 3 cm e 5 cm);
  • Grau 3 (maior que 5 cm).

Cirurgia íntima feminina com a Dra. Maria Emilia. Agende sua consulta agora!

Agende uma consulta

O crescimento dos pequenos lábios é motivo de preocupação?

Com as informações acima, podemos dizer que o crescimento dos pequenos lábios não precisa ser, a princípio, um motivo de preocupação desde que não cause desconfortos à mulher.

Isso quer dizer que, caso note alguma diferença nos tecidos ou identifique que existe um grau de hipertrofia que está impactando desconforto físico ou emocional, é importante procurar atendimento médico especializado para uma avaliação em conjunto e evitar impacto negativo na qualidade de vida.

Quais os sintomas da hipertrofia dos pequenos lábios?

Os sintomas do crescimento dos pequenos lábios são os desconfortos que essa alteração anatômica pode causar à mulher. Entre as principais queixas, podemos mencionar desconfortos em momentos como:

  • Durante as relações sexuais (os lábios podem adentrar o canal vaginal, causando atrito e desconforto na relação, constrangimento e, em alguns casos, dor);
  • Durante atividades físicas;
  • Em exames ginecológicos;
  • Em relação à autoestima e autoimagem, que são prejudicadas;
  • Ulcerações (“assaduras”) que podem surgir em atividades simples como caminhada ou corrida.

Além disso, o aumento dos pequenos lábios pode dificultar a higiene na região, o que deixa a mulher mais predisposta a doenças como a candidíase e outras infecções.

Não se preocupe! Agende uma consulta com uma ginecologista

Agende uma consulta

Impacto negativo do crescimento dos pequenos lábios na qualidade de vida

Vale lembrar que os sintomas do crescimento dos pequenos lábios podem, com o passar do tempo, representar uma queda significativa na qualidade de vida da mulher.

Por causa da hipertrofia, algumas mulheres não iniciam a vida sexual ou sentem-se envergonhadas da sua região íntima, incomodam-se no uso de biquínis ou roupa íntimas, de participar de situações sociais específicas, como trocar-se em vestiários ou sentem desconforto na realização de atividades físicas, como andar de bicicleta. Isso é prejudicial tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

O que fazer quando os pequenos lábios crescem?

Como já mencionado, quando é notada a hipertrofia dos pequenos lábios, o primeiro passo é a reflexão sobre os incômodos que esse problema está causando ou pode causar no futuro. Em seguida, é importante procurar um médico ginecologista especialista em ginecologia regenerativa e cirurgia íntima para que seja feita uma avaliação completa e individualizada.

Como diminuir os pequenos lábios naturalmente?

Apesar de ser uma situação incômoda, o crescimento dos pequenos lábios não pode ser tratado naturalmente. Isso quer dizer que não há outra possibilidade de reduzir seu tamanho por outro meio que não seja a cirurgia.

Como a ninfoplastia pode ajudar nesses casos?

A ninfoplastia é uma cirurgia estética íntima que tem como objetivo reduzir os pequenos lábios vaginais e corrigir assimetrias e hipertrofias que causam desconfortos de variados tipos na paciente.

Por esse motivo é a melhor opção para mulheres que estão insatisfeitas com o crescimento dos pequenos lábios. O procedimento, que pode ser realizado por meio de laser ou cirurgia de alta frequência, também é benéfico para mulheres que se incomodam com o escurecimento da pele na região da vulva, pois ao retirar a borda escura do pequeno lábio, a genitália fica mais clara.

A cirurgia demora em torno de 1 a 2 horas e a mulher recebe alta no mesmo dia. A cicatrização completa, quando seguidas todas as recomendações pós-operatórias, pode ser percebida em 6 meses, com os resultados definitivos em 9 a 12 meses após o procedimento.

Dra. Maria Emília: especialista em cirurgia íntima feminina

O tratamento para corrigir o crescimento dos pequenos lábios vaginais deve ser feito por um profissional especialista nesse tipo de tratamento, uma vez que envolve cirurgia íntima feminina.

Ginecologista e obstetra especialista em Ginecologia Regenerativa e cirurgia intima, a Dra. Maria Emília F. De Barba acumula experiência, especialização e conhecimentos para identificar o crescimento dos pequenos lábios e realizar tratamentos como a cirurgia íntima feminina. Entre em contato e agende uma consulta para saber mais!

 

Fontes:

Dra. Maria Emília F. de Barba

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Manual MSD

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA