O HPV (Papilomavírus Humano) é um tema de saúde que gera muitas dúvidas e preocupações. Para oferecer informações esclarecedoras, decidi abordar as 04 perguntas mais frequentes sobre o HPV neste post.
Vamos desvendar essas questões importantes para aumentar a conscientização e promover uma compreensão mais completa sobre o HPV? Veja logo abaixo!
O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual. O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas.
Sim! Não há remédio para o HPV, porém existe como eliminar o vírus. Para isso o fundamental é tratar as lesões. Estima-se que, em torno de 95% das pessoas que contraem HPV, o sistema imunológico é capaz de eliminar completamente o vírus.
O HPV pode originar lesões benignas, como as verrugas (condilomas), e as lesões pré câncer e, em situações relativamente raras, pode evoluir para câncer com destaque especial para o câncer do colo do útero. Se seu exame deu positivo para HPV, o recomendado é fazer exames e consultas com certa frequência para evitar que uma lesão passe despercebida.
Pelo menos 14 tipos de HPV podem ser considerados cancerígenos. Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16,18 e 31, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente. Além disso, eles podem provocar outros tipos de câncer, como o anal e o de orofaringe.
Entre em contato com a Dra. Maria Emilia!