Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

O que é capuz do clitóris?


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

7 fevereiro, 2024 |

| 3 min. de leitura

Cirurgia ginecológica reduz os desconfortos íntimos de mulheres com excesso de pele no capuz do clitóris

O clitóris é uma parte do sistema reprodutivo feminino cuja anatomia envolve estruturas internas e externas que desempenham papéis importantes no prazer sexual da mulher e, consequentemente, na reprodução humana. Dentre as estruturas que o compõem, estão a glande do clitóris (parte mais externa), o corpo e a raiz do clitóris (que juntas têm função erétil similar à do pênis), o capuz do clitóris, também chamado de prepúcio do clitóris (que protege a glande) e os bulbos e os ductos, ambos com função lubrificante.

Agende sua consulta com a ginecologista dra. maria emilia!

O que é capuz do clitóris?

O capuz do clitóris ou prepúcio do clitóris é uma dobra de pele localizada na parte superior da glande, que por sua vez é a região mais visível dessa estrutura. A presença desse capuz é de grande importância tanto para garantir a proteção do clitóris contra agentes irritativos externos quanto para manter a sensibilidade.

Qual a função do capuz do clitóris?

Por ser uma estrutura que recobre a glande, sua principal função é a de proteger a glande contra fenômenos irritativos, como fricções e substâncias do meio, e contra quaisquer fatores externos que possam comprometer sua sensibilidade. Além disso, por oferecer uma cobertura física à glande do clitóris, o capuz ajuda a manter essa área úmida e lubrificada, o que é importante tanto para proteger contra agentes infecciosos quanto para prevenir desconforto durante as atividades diárias e garantir mais prazer nas relações sexuais.

Cirurgia de redução do capuz do clitóris (capuzplastia): como é feita?

Embora o capuz do clitóris tenha funções protetoras e essenciais para a saúde e a sensibilidade feminina, algumas mulheres têm excesso de pele nessa região e o consequente desejo de reduzir essa dobra de pele, e para isso buscam a cirurgia de redução do capuz. Essa demanda pode surgir por motivos estéticos, funcionais ou devido a desconfortos específicos, tanto durante a prática das atividades diárias comuns quanto na prática de exercícios físicos e esportes.

Nesses casos, a cirurgia de capuz do clitóris, chamada de capuzplastia com a tecnologia de laser de CO2, pode ajudar as pacientes a recuperarem o conforto íntimo e a autoestima com um procedimento minimamente invasivo.

Após a preparação da paciente – analgesia e assepsia –, o ginecologista procede com a remoção do tecido em excesso ao fazer uma incisão em Y invertido. Nessa etapa, utiliza-se o laser de CO2, técnica que permite retração do tecido que precisa ser reduzido, bem como oferece recuperação mais rápida, menos sangramentos e resultados estéticos melhores.

Deseja saber mais sobre a cirurgia de capuz do clitóris? Entre em contato!

Agende uma consulta

Como é a recuperação pós-operatória?

A recuperação após a cirurgia de redução do capuz do clitóris costuma ser bastante tranquila, ou seja, pouco dolorosa.

Assim, algumas horas após o procedimento a paciente já pode voltar para casa e em poucos dias retornar ao trabalho, se tomar todos os cuidados orientados pelo médico, que podem incluir:

  • Evitar roupas apertadas;
  • Lavar a região com sabonete neutro quatro vezes ao dia;
  • Compressa fria ou gelo para redução do edema e desconforto, geralmente por 30 minutos quatro vezes ao dia;
  • Medicamentos para controle da dor;
  • Evitar relações sexuais por 30 dias;
  • Não fazer esforço físico por 30 dias.

Qual profissional realiza a cirurgia íntima feminina?

O profissional habilitado e capacitado para fazer a redução do capuz do clitóris é o médico ginecologista com treinamento em cirurgia íntima e ginecologia regenerativa, o qual tem a formação e experiência necessárias para fazer um procedimento íntimo com segurança, com melhores resultados estéticos e funcionais.

Nesse sentido, a Dra. Maria Emília destaca-se como profissional especializada em cirurgia íntima feminina e ginecologia regenerativa, incluindo a cirurgia de redução do capuz do clitóris e outros procedimentos ginecológicos que proporcionam resultados estéticos e funcionais de alta qualidade, o que resulta na melhora da qualidade de vida da mulher.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com a Dra. Maria Emília.

 

Fontes:

Febrasgo

Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Scielo

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA