Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Colposcopia: 08 principais dúvidas


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

10 janeiro, 2023 |

| 2 min. de leitura

Você já ouviu falar neste exame? Sabe para que serve? Separei as principais dúvidas nesse post. Neste post eu explico melhor sobre isso.

1- O que é e para que serve a colposcopia?

A colposcopia é um exame de diagnóstico onde, através de um aparelho chamado colposcópio (que possui lentes de aumento parecido com um binóculo), examinamos o Trato Genital Feminino. A Colposcopia e a citologia oncótica cérvico/vaginal (Papanicolau) são complementares.

2 – O que a colposcopia detecta?

Serve para diagnosticar doenças como doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como HPV e molusco contagioso, pólipos de colo de útero, lesões pré-câncer e até câncer.

3- Como é feito o exame de colposcopia?

Para realizar utiliza-se um instrumento especial chamado colposcópio, que é um tipo de microscópio, que permite ao médico analisar o colo do útero, vagina e vulva da mulher de forma ampliada e detalhada. É realizada a aplicação de 2 líquidos: o ácido acético a 3% e o lugol, que tem o objetivo de realçar áreas alteradas.

4- Qual a diferença do exame papanicolau e colposcopia?

O papanicolau colhe células do colo do útero e da vagina, por meio de um raspado da mucosa, para análise em laboratório e a colposcopia identifica as áreas suspeitas no colo uterino, vagina e vulva, por meio de um aparelho com lente de aumento, para assim direcionar a área a ser biopsiada.

5- Qual o resultado normal da colposcopia?

A colposcopia é considerada normal se não houver nenhuma lesão ou alteração no colo do útero, na vagina ou na vulva após a aplicação do ácido acético e do lugol.

Nestes casos, e de acordo com o resultado prévio da citologia, não é necessária a realização de biópsia, que é a retirada de um fragmento (pedacinho) para análise.

6- O que é iodo positivo na colposcopia?

Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo do útero ou na vagina.

Já o teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo do útero ou na vagina.

7- Colposcopia doí?

O exame é indolor. O que você irá sentir é o desconforto do espéculo na vagina, aquele mesmo aparelho utilizado para abrir a vagina para coleta do preventivo. No caso de ser necessário a realização da biópsia, você irá sentir uma cólica passageira do momento da realização da biópsia.

8- Como identificar HPV no exame de colposcopia?

O papanicolau ou colposcopia não conseguem detectar a presença do vírus HPV ou o tipo de HPV.O que eles detectam são as lesões provocadas pelo vírus HPV, como as neoplasias intraepiteliais, verrugas (condilomas) e até mesmo o câncer.

Entre em contato já e agende sua consulta.

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA