Tenho recebido essa pergunta com frequência por mensagem: é possível curar HPV com barbatimão?
O barbatimão é uma planta medicinal rica em alcalóides, flavonóides e esteróis, que têm propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas. Por isso, esta planta é muito usada na medicina tradicional para o tratamento de feridas, hemorragias, queimaduras, dor de garganta, inchaço ou hematomas na pele, por exemplo.
Porém, muitas pessoas acabam vendendo a planta (ou sua pomada) com a promessa de “tratar” o HPV, seja como chá, banho de assento com cascas ou a pomada.
Todos os tratamentos introduzidos aos pacientes devem ser baseados em estudos e trabalhos publicados e não pela opinião ou experiência de um médico. Não existem estudos suficientes da planta em relação ao tratamento do HPV.
Não é possível afirmar a eficácia do chá de barbatimão na cura de doenças como o HPV. Sabe-se que a ingestão equilibrada de compostos naturais como o barbatimão pode contribuir para o bom funcionamento do corpo humano.
Não existe tratamento com comprovação científica de eficácia para a infecção pelo HPV quando não há lesão. Caso surja uma verruga ou seu preventivo apresente alguma suspeita de lesão precursora, como NIC, NIVA, NIV; o mais indicado é procurar ajuda médica.
O tratamento das verrugas é variado e deve ser escolhido conforme a taxa de eficácia do tratamento e a vontade da mulher. Estes podem ser a aplicação de medicamentos sob a forma de creme pela própria paciente, vaporização com laser ou até a uso de ácidos e retirada cirúrgica.
Já as lesões precursoras, como NIC, NIVA, NIV podem ser tratadas destrutivamente com laser ou retiradas cirurgicamente, dependendo do grau da lesão, localização da lesão e idade da mulher.
Entre em contato e agende uma consulta.