A infecção pelo HPV pode permanecer latente por anos em muitos pacientes, manifestando-se apenas com uma queda na imunidade.
Quando surgem lesões, o tratamento é crucial para evitar que as lesões aumentem e acometam outros órgãos como vulva, vagina e colo do útero ou pênis; além de infectar outras pessoas. Em mulheres que estão com verrugas no ânus é recomendo realizar a colposcopia e vulvoscopia para procurar lesões associadas no colo do útero, na vagina e vulva, além de uma anuscopia de magnificação ou colposcopia anal.
Essa avaliação ampla é fundamental para evitar recidivas constantes.
- A verruga ou condiloma é uma das principais manifestações do HPV. Tem uma característica meio áspera. E pode ocorrer na região genital feminina e masculina e inclusive no ânus e no canal anal, mesmo em mulheres que não tem relação anal.
- O HPV é transmitido através do contato íntimo direto durante a relação sexual e não é necessário haver penetração para contaminação.
- O tratamento das verrugas anais deve ser individualizado. Dependendo da extensão, quantidade e localização das lesões, podem ser usados imiquimode, laser, eletrocauterização, ácido entre outros.
- Em mulheres que estão com verrugas no ânus é recomendo realizar a colposcopia e vulvoscopia para procurar lesões associadas no colo do útero, na vagina e vulva, além de uma anuscopia de magnificação ou colposcopia anal.
- O tratamento das lesões em todos os locais é fundamental para evitar recidivas frequentes.
Para saber mais, agende sua consulta com a Dra. Maria Emilia!