Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

A cirurgia de Períneo melhora a vida sexual?


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

10 abril, 2024 |

| 5 min. de leitura

A cirurgia para reconstrução da musculatura perineal pode ser muito benéfica para a mulher, inclusive em sua vida sexual

A cirurgia de períneo, ou perineoplastia, é uma cirurgia realizada para reparar os tecidos dessa região, que podem se lesionar após um ou mais partos vaginais. Como o períneo é formado por músculos que sustentam os órgãos pélvicos, o fato de estar lesionado pode trazer uma série de consequências negativas à vida e à saúde da mulher.

Um dos principais impactos da ruptura ou afrouxamento do períneo é na vida sexual da mulher. Por esse motivo, muitas veem na perineoplastia uma possibilidade de recuperá-la plenamente.

Entenda, neste conteúdo, como funciona a melhora da vida sexual após a cirurgia e outras questões sobre o procedimento.

Quero realizar a perineoplastia!

Para que serve a cirurgia de períneo?

O corpo perineal é a região localizada entre a vagina e o ânus. Durante os partos vaginais, quando ocorre o desprendimento da cabeça do bebê, essa musculatura fica suscetível a lacerações e roturas.

Isso pode ser metrificado através da relação entre a medida em cm do hiato genital (medida da uretra até a fúrcula vaginal) e do corpo perineal (hiato genital até o ânus). Quando o corpo perineal mede menos do que 2,5 cm e o hiato genital mede mais de 3,5 cm, é provável que exista uma rotura de corpo perineal.

A cirurgia também pode ser realizada em alguns casos em que a frouxidão do assoalho pélvico ocorre por causa do envelhecimento ou condições genéticas, sem que, necessariamente, tenha havido partos vaginais prévios.

A principal consequência da lesão ou do afrouxamento do períneo é a separação dos músculos que o compõem — bulbocavernoso e transverso superficial do períneo. Por esse motivo, podemos dizer que o principal objetivo da perineoplastia é corrigir o posicionamento e unir novamente esses músculos.

Como ela é realizada?

A cirurgia de períneo é realizada, quase sempre, com a paciente sob anestesia raquidiana ou, dependendo do caso, geral. Assim, são feitas as correções e reposicionamentos necessários em ambos os músculos do períneo, como mencionado anteriormente.

Na maioria dos casos, quando não há outros procedimentos associados, a perineoplastia dura cerca de uma hora e a paciente pode voltar para casa assim que passados todos os efeitos da anestesia, sem necessidade de permanecer internada.

Realize a cirurgia de períneo. Agende sua consulta agora!

Agende uma consulta

Recuperação e pós-operatório

A recuperação da perineoplastia costuma ser tranquila, mas exige alguns cuidados, tais como:

  • Manter repouso relativo nos primeiros dias após a cirurgia, retornando ao trabalho 15 dias depois (evitando esforços físicos até a cicatrização completa);
  • Não praticar relações sexuais por pelo menos 45 dias;
  • Manter a higienização correta da vagina;
  • Procurar o médico em casos de corrimento incomum ou sangramento que não se controla com facilidade.

Para quem a cirurgia de períneo é indicada?

A cirurgia de períneo é indicada a mulheres que tenham sintomas que indicam a frouxidão do assoalho pélvico ou o rompimento do períneo decorrente de partos prévios. São eles:

  • Sensação de vagina alargada;
  • Visualizar com espelho introito vaginal alargado;
  • Garrulitas (flatos vaginais);
  • Diminuição da libido e do prazer sexual.

A indicação cirúrgica às mulheres com essas condições depende da avaliação médica. Em alguns casos, podem ser realizados outros tratamentos, como fisioterapia pélvica ou aparelho de ultrassom microfocado com o intuito de fortalecer a musculatura da região do períneo, que podem ser muito benéficos ainda que não restabeleçam a anatomia normal.

Vale lembrar também que existem mulheres que não têm sintomas e não se incomodam com a condição, o que também descarta a necessidade de cirurgia de períneo.

Como fica depois da cirurgia de períneo?

Depois da cirurgia de períneo, a região do assoalho pélvico está reconstruída. Quando o fio de sutura é absorvido pelo corpo — cerca de 45 dias após o procedimento — e a cicatrização é completa, é possível notar que a abertura da vagina (hiato genital) foi diminuída e a distância entre ela e a abertura do ânus (corpo perineal) foi aumentada graças à reconstrução dos músculos.

Agende sua consulta com a ginecologista Dra. Maria Emilia!

Agende uma consulta

A cirurgia de períneo melhora a vida sexual?

Sim. Um dos benefícios da perineoplastia é a melhora da vida sexual. A reconstrução da região perineal favorece o restabelecimento da anatomia e a melhora da frouxidão vaginal, o que, por sua vez, faz com que o ato sexual se torne mais prazeroso.

Além disso, a própria ausência de sintomas e o ajuste anatômico da região faz com que a mulher consiga recuperar a autoestima, o que, por si só, já faz com que a libido aumente e a vida sexual melhore.

É importante, no entanto, se atentar aos cuidados com as relações sexuais após a cirurgia de períneo. É fundamental usar lubrificantes íntimos nas primeiras relações — que, como já dito, devem ocorrer no mínimo 45 dias após o procedimento. Além disso, dilatadores de vagina podem ser utilizados para dar segurança para mulher retomar a vida sexual após a cirurgia, não como o intuito de dilatar a vagina, mas sim de a mulher respeitar os seus limites e saber quando se sente apta para retomar a vida sexual após a cirurgia.

Qual melhor lubrificante para quem fez perineoplastia?

Lubrificantes a base de água são os mais indicados após a cirurgia para uso nas relações sexuais.

Como é a relação sexual após a cirurgia de períneo?

Uma vez realizada com uso de lubrificantes, após os 45 dias recomendados de espera e com uso correto de dilatadores de vagina, a relação sexual após a cirurgia de períneo pode ocorrer normalmente. É importante, como já mencionado, que a mulher se sinta apta para retomar a vida sexual.

Qual profissional é especialista em perineoplastia?

A Dra. Maria Emília é uroginecologista e tem ampla experiência em tratamentos como a cirurgia de períneo. Entre em contato e agende sua consulta de avaliação.

 

Fontes:

Dra. Maria Emília F. de Barba

Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Manual de Uroginecologia – Febrasgo

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA