Procedimento melhora a autoestima e a qualidade de vida das mulheres
A perineoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo reparar e fortalecer os tecidos do períneo, região localizada entre o órgão genital e o ânus. Assim, os benefícios da perineoplastia incluem a melhora de condições que afetam o trato urinário, intestinal e genital, que podem estar relacionadas ao processo natural de envelhecimento ou a traumas diretos, incluindo a gestação e o parto.
Agende sua consulta com a Dra. maria emilia!
Qual é a função do períneo?
Embora poucas pessoas saibam que essa região se chama períneo, o assoalho pélvico tem grande importância para o corpo, pois promove suporte e sustento aos órgãos pélvicos, ajudando a controlar a bexiga e o intestino, ou seja, na continência urinária e fecal. Além disso, o períneo contribui para a relação e prazer sexual da mulher, bem como promove maior suporte ao útero e ao bebê durante a gestação.
Diferença entre períneo e perineoplastia
O corpo perineal é a região anatômica localizada entre a fúrcula (entrada da vagina) e o ânus, enquanto a perineoplastia é o procedimento cirúrgico que busca reconstruir ou reforçar os músculos e tecidos dessa região.
Quando a perineoplastia é indicada
Como os benefícios da perineoplastia estão relacionados a todos os órgãos pélvicos da mulher, esse procedimento cirúrgico pode ser indicado nas seguintes situações:
- Quando há sensação de “vagina larga’ ou frouxidão vaginal, principalmente em mulheres que tiveram parto vaginal;
- Presença de garrulitas, conhecido popularmente como “soltar gazes pela vagina”, na relação sexual ou ao caminhar;
- Medida do corpo perineal reduzida em relação ao hiato genital (medida da entrada da vagina);
- Correção de lacerações no períneo;
- Realizada em associação a correção de prolapsos genitais;
- Realizada em associação a cirurgia de incontinência urinária.
Principais benefícios da perineoplastia
Como as principais indicações da perineoplastia têm relação com a gestação e o parto vaginal, seus benefícios ajudam essas mulheres a recuperarem sua autoestima e o prazer.
Assim, pacientes que se submetem a esse procedimento relatam constantemente que um dos maiores benefícios da perineoplastia é a recuperação da sensibilidade e da frouxidão vagina durante as relações sexuais.
Uma vantagem adicional é a redução de episódios de infecção urinária por aumentar a distância entre a vagina e o ânus.
Recuperação da perineoplastia
Um dos benefícios da perineoplastia é a própria recuperação, que embora a paciente possa sentir algum desconforto e inchaço na região, trata-se de um procedimento de pequeno porte e com uma recuperação tranquila. Para isso, é essencial seguir as orientações médicas quanto à abstinência sexual e evitar esforços físicos nas primeiras semanas após a cirurgia.
Como fica depois da perineoplastia?
Após a perineoplastia, a região do períneo fica mais firme e o hiato genital (abertura da vagina) fica menor.
Quem faz perineoplastia pode sentar?
Após o procedimento, a paciente pode se sentar, mas é recomendado evitar superfícies muito rígidas ou desconfortáveis nos primeiros dias para reduzir o desconforto e evitar pressão sobre a sutura, garantindo todos os benefícios da perineoplastia.
Riscos da perineoplastia
Assim como qualquer cirurgia, a perineoplastia envolve alguns riscos, como infecções operatórias, sangramento, deiscência de sutura (abertura dos pontos), lesão do intestino e reações adversas à anestesia. Portanto, é fundamental escolher um profissional experiente e capacitado, pois a experiência do cirurgião diminuiu muito o risco do procedimento. Também lembre-se de conversar sobre suas condições de saúde para prevenir os riscos do procedimento. Dessa forma, garante-se um procedimento tranquilo e com poucos riscos.
Qual o valor da perineoplastia?
Os custos da perineoplastia incluem diversos fatores que variam conforme a cidade em que será realizada a cirurgia, o profissional escolhido, local a ser feito o procedimento (centro cirúrgico ou hospital onde será realizado) e materiais utilizados.
Qual profissional realiza a perineoplastia?
A perineoplastia preferencialmente deve ser realizada por um médico uroginecologista, que é o ginecologista especialista em assoalho pélvico e tem a expertise necessária para conduzir o procedimento com segurança e precisão, o que é fundamental para garantir todos os benefícios da perineoplastia à paciente.
Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com a Dra. Maria Emília que é médica uroginecologista com grande experiencia em perineoplastia.
Fontes:
Federação das sociedades portuguesas de obstetrícia e ginecologia