A ninfoplastia, também conhecida como labioplastia ou cirurgia íntima, é um procedimento cirúrgico que promove a redução dos pequenos lábios vaginais e a correção de assimetrias na anatomia da vulva, sendo uma valiosa opção terapêutica para mulheres que se sentem infelizes com a aparência genital ou que experimentam desconforto durante a relação sexual.
Esse procedimento, realizado por um ginecologista, proporciona resultados estéticos notáveis em um tempo de recuperação rápido. No entanto, uma das principais preocupações das pacientes é sobre como fica a cicatriz da ninfoplastia. Entenda a seguir.
Como é a cicatrização da ninfoplastia?
O processo de cicatrização varia de pessoa para pessoa e pode ser influenciado por fatores como a idade da paciente, o tipo de incisão utilizada na cirurgia e os cuidados pós-operatórios, além de comorbidades e especificidades da saúde de cada mulher. Assim, uma boa cicatriz da ninfoplastia depende de uma série de fatores, sendo que tais recomendações ajudam muito a obter um melhor resultado estético:
- Lavar frequentemente a área externa da genitália com água e sabonete neutro;
- Aguardar a liberação do médico para atividade física, que geralmente é 30 dias após a cirurgia;
- Aguardar pelo menos 30 dias para ter relações sexuais;
- Manter repouso por 15 dias antes de voltar ao trabalho (a depender da atividade desempenhada);
- Utilizar roupas leves e confortáveis até a completa cicatrização.
Quanto tempo para cicatrizar a labioplastia?
A cicatrização total da labioplastia, assim como da maioria das cirurgias, leva meses. Porém, após 30 dias a mulher costuma estar liberada para atividades físicas, desde que todos os cuidados sejam tomados.
O resultado estético final leva em torno de 6 meses, mas após os primeiros 15 dias já é possível ver os primeiros resultados.
Como fica a cicatriz da ninfoplastia
No início é possível que a região de cicatriz da ninfoplastia apresente equimose (área roxa), inchaço e coceira, contudo, com o passar do tempo ela tende a se tornar mais clara e menos visível, até desaparecer por completo, principalmente se o procedimento for feito por um médico experiente.
Além disso, caso o resultado não fique como a mulher espera, é possível fazer um retoque da cicatriz da ninfoplastia. Isso é necessário em uma minoria dos casos e é importante aguardar a completa cicatrização para realizar essa intervenção.
Como fica a vulva após a cirurgia?
A aparência da vulva após a ninfoplastia fica mais harmoniosa e simétrica, com uma importante melhora estética da região. Além disso, é comum a mulher observar o clareamento da vulva, pelo fato que as bordas escuras dos lábios internos são retiradas na cirurgia.
A cirurgia não altera a sensibilidade. Isso porque, visto que mesmo quando é necessário corrigir a hipertrofia do capuz (prepúcio) do clitóris — que é a pele que recobre o clitóris —, não se mexe na inervação do clítoris. Além disso, muitas mulheres relatam melhora na relação sexual, por não terem o desconforto do lábio adentrar o canal vaginal e por melhorar a sua autoestima e confiança.
Cuidados com a cicatriz da Ninfoplastia
Os cuidados com a cicatriz da ninfoplastia são essenciais para garantir um resultado estético satisfatório. Além dos cuidados já citados que podem ajudar na recuperação, é recomendado realizar banhos de assento com água morna e sabão neutro, aplicar gelo 20 minutos 4 vezes ao dia no local e sentar sobre uma almofada com orifício central.
Durante o período de recuperação, é importante, também, usar roupas íntimas de algodão que não apertem ou irritem a região operada e que não comprometam a cicatriz da ninfoplastia, bem como evitar fumar. É importante, ainda, reforçar que durante o processo de cicatrização, pode haver coceira. Nesse caso, é recomendada, além da aplicação de gelo, o uso de uma solução oleosa cicatrizante.
Vale lembrar que cada paciente é única e que a cicatrização pode variar de pessoa para pessoa, e por isso é fundamental seguir as recomendações do cirurgião responsável e tirar todas as dúvidas antes e depois do procedimento.
Como minimizar a aparência da cicatriz
A cirurgia íntima feminina, após o processo de cicatrização completa (que ocorre em torno de 9 meses após o procedimento), não costuma deixar cicatrizes visíveis na região genital, mas algumas medidas podem ajudar a minimizar a aparência da cicatriz da ninfoplastia:
- Evitar exposição ao sol;
- Não aplicar nenhum produto além de sabão neutro antes da cicatrização completa;
- Manter a região seca e arejada sempre que possível;
- Não remover os pontos antes da hora;
- Realizar compressas frias.
Demais cuidados após a ninfoplastia
Além dos cuidados para minimizar a aparência da cicatriz da ninfoplastia, existem outros cuidados que devem ser tomados para garantir uma recuperação segura e rápida, como respeitar o tempo de repouso indicado pelo médico, manter uma dieta saudável, beber bastante água, comparecer a todas as consultas de acompanhamento e utilizar apenas os medicamentos prescritos pelo médico.
Agende já uma consulta com a Dra. Maria Emilia, entre em contato agora mesmo.
Fontes: