A redução dos pequenos lábios da vagina, mais comumente chamada de labioplastia ou ninfoplastia, é uma das cirurgias íntimas mais procuradas pelas mulheres. Os 3 principais motivos pelo qual as mulheres procuram a cirurgia são: quando se incomodam pelo fato de os pequenos lábios se projetarem para fora dos grandes lábios, assimetria dos pequenos lábios e ruptura de um dos lábios após parto normal.
Sendo assim, esta cirurgia consiste em corrigir essas situações. Como saber se essa cirurgia é indicada para você?
A indicação da cirurgia leva em consideração os sintomas da mulher, que podem ser tanto físicos (como dor ou desconforto em determinadas atividades, como relação sexual ou exame ginecológico) quanto estéticos e até mesmo emocionais, já que esse é um fator que pode influenciar inclusive na autoestima. No caso de hipertrofia de pequenos lábios, existe uma classificação que define os graus: até 1 cm, não há hipertrofia; de 1 a 3 cm, hipertrofia grau 1; de 3 a 5 cm, hipertrofia grau 2; acima de 5 cm, hipertrofia grau 3.
A hipertrofia também é classificada quanto a extensão: A – quando acomete os pequenos lábios ou B – quando além dos pequenos lábios acomete o prepúcio (capuz) do clitóris.
A assimetria dos pequenos lábios é quando existe diferença de tamanho de um lado para outro ou um excesso de pele (dobra de pele) entre o pequeno e o grande lábio.
Durante o parto normal, pode acontecer laceração dos pequenos lábios vaginais. Às vezes, mesmo com a correção imediata após o parto, o lábio pode ficar “partido”, o que gera grande desconforto estético na mulher e essa também é uma indicação para realizar a cirurgia.
Antes de tudo, a paciente deverá passar por uma avaliação médica para identificar o que precisa ser corrigido, pois isso varia de acordo com a anatomia de cada mulher, por exemplo, em alguns casos pode ser necessário corrigir juntamente com os lábios, o prepúcio (capuz do clitóris).
Caso você esteja insatisfeita e desconfortável com a sua parte íntima, é aconselhável buscar ajuda de um profissional.
Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas com a Dra. Maria Emilia.