Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Diagnóstico do HPV: importância da detecção precoce


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

11 outubro, 2023 |

| 4 min. de leitura

Quando detectado precocemente, os tratamentos são mais eficazes e as chances de complicações diminuem drasticamente

O HPV, ou Papilomavírus Humano, é um vírus transmitido pelo contato direto de pele com pele durante a atividade sexual desprotegida, infectando principalmente a pele e as mucosas da área genital e oral. Assim, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12% da população global convive com o diagnóstico do HPV, uma taxa que pode ultrapassar os 50% em determinadas faixas etárias.

Dentre esse número de pessoas infectadas com o HPV, estima-se que apenas 4% tenham alguma lesão complicada ou cancerígena. Porém, embora pareça pouco, o câncer de colo de útero pelo HPV é o terceiro tipo mais incidente em mulheres brasileiras (excluindo os tumores de pele não melanoma), o que reforça a importância da detecção precoce para iniciar um tratamento adequado e evitar complicações do quadro.

Quero saber se tenho HPV!

Quais os sintomas e complicações do HPV?

Quando presentes, os sinais e sintomas do HPV incluem principalmente verrugas genitais, coceira, sensação de desconforto e até sangramento. Porém, como a maior parte das pessoas é assintomática, é fundamental que a mulher faça consultas periódicas com um ginecologista para rastrear e obter o diagnóstico do HPV.

Além disso, as complicações associadas ao HPV reforçam a importância da detecção precoce, visto que na mulher as lesões causadas pelo vírus podem evoluir para câncer de colo de útero, de vulva, vagina, ânus e até de orofaringe.

Quais os métodos de diagnóstico do HPV?

Com relação ao diagnóstico do HPV, a importância da detecção precoce está relacionada ao manejo das complicações, principalmente do câncer, que quando diagnosticado em fase avançada pode demandar até mesmo uma cirurgia de retirada do útero. Assim, mediante a alta incidência das complicações causadas pelo HPV, existem diversos métodos que ajudam a confirmar o diagnóstico.

Papanicolau

O Papanicolau é um exame de rastreio do câncer de colo do útero no Brasil, o que significa que deve ser realizado em todas as mulheres que fazem parte da população alvo devido à importância da detecção precoce. Ele permite identificar alterações nas células cervicais, cujo resultado indica se é necessário realizar outros exames para confirmar a presença do vírus e ajudar no diagnóstico do HPV.

Realize o diagnóstico do HPV com uma especialista em ginecologia!

Agende uma consulta

Colposcopia e vulvoscopia

A colposcopia é um exame ambulatorial que permite ao médico visualizar o colo uterino e vagina com mais detalhes e identificar lesões que precisem de mais atenção. Da mesma forma, a vulvoscopia permite uma avaliação mais detalhada da vulva, a região externa da área genital feminina. O objetivo do exame é detectar a presença de lesões. Quando identificadas áreas suspeitas, é realizada a biópsia para confirmar o diagnóstico.

Captura híbrida

Trata-se de um teste de DNA altamente sensível e específico, capaz de identificar os subtipos de HPV de alto risco associados ao câncer e fazer o diagnóstico do HPV. Tem sensibilidade menor do que o PCR para detectar presença do vírus do HPV.

PCR (Reação em Cadeia da Polimerase)

Essa é uma técnica que consiste em amplificar os fragmentos de DNA de um vírus ou bactéria, sendo muito utilizada para diversos diagnósticos infecciosos na medicina, inclusive para confirmar o diagnóstico do HPV. É o exame que tem a maior sensibilidade para detectar a presença do vírus.

Quem dá o diagnóstico do HPV?

O ginecologista é treinado para abordar os fatores de risco com as pacientes, realizar os testes adequados, interpretar os resultados e iniciar o tratamento. Porém, é importante lembrar que um diagnóstico positivo para o HPV não significa que a pessoa terá câncer, sendo que a maior parte dessas infecções se resolve por conta própria, especialmente em pessoas jovens e com sistema imunológico saudável.

Importância da detecção precoce do HPV

A detecção precoce do HPV desempenha um papel fundamental na prevenção do câncer associado a esse vírus, pois quando detectado precocemente, as opções de tratamento são mais eficazes, e as complicações graves podem ser evitadas. Assim, estas são as principais razões pelas quais o diagnóstico do HPV deve ser feito precocemente:

  • Prevenção do câncer e acompanhamento da lesão;
  • Melhor resultado dos tratamentos;
  • Redução da disseminação;
  • Controle de complicações e situações de desconforto, como verrugas genitais e sangramentos;
  • Apoio psicológico quando necessário, pois o diagnóstico de HPV pode ser estressante para muitas mulheres.

Assim, embora o HPV seja uma infecção bastante comum e de autorresolução na maioria dos casos, em algumas situações esse vírus pode causar complicações, incluindo o câncer, o que reforça a importância da detecção precoce por meio de consultas ginecológicas e métodos diagnósticos de rastreio.

Entre em contato e agende sua consulta com a Dra. Maria Emília.

 

Fontes:

Ministério da Saúde

Fiocruz

Hospital Moinhos de Vento

OPAS / OMS

Oncoguia

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA