Agende sua consulta
Agende sua consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Quem é o especialista em colposcopia?


Paciente em consulta ginecológica.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

3 julho, 2024 |

| 3 min. de leitura

Saiba qual médico realiza esse exame tão importante para a saúde da mulher

Um dos exames mais realizados para avaliar a saúde feminina é a colposcopia, que visualiza o colo do útero e a vagina, sendo indicada, na maioria dos casos, quando os resultados do Papanicolau (colpocitologia oncótica) apresentaram alterações, embora existam outras indicações. Esse exame deve ser realizado por um especialista em colposcopia.

Saiba mais sobre quem é esse profissional e também sobre quão importante a colposcopia é para reduzir o risco de câncer, principalmente o que acomete o colo do útero.

Quero realizar esse exame!

O que a colposcopia detecta?

A colposcopia detecta alterações nos tecidos cervical e vaginal, como vasos sanguíneos anormais, estrutura do tecido, cor e padrões. Quando as células se mostram anormais, estas são chamadas de “pré-cancerosas”, pois podem indicar os primeiros sinais de um câncer que pode se desenvolver anos depois.

Esse exame pode ser solicitado quando os resultados do exame Papanicolau se mostram alterados, no caso de teste do papilomavírus humano (HPV) positivo e quando o exame pélvico apresenta alterações.

O exame também pode ser útil para diagnosticar e auxiliar no tratamento de:

  • Hemorragia;
  • Pólipos;
  • Cistos;
  • Inflamação do colo do útero;
  • Alterações pré-cancerosas em colo do útero, vagina e vulva;
  • Cânceres de colo do útero, vagina e vulva;
  • Verrugas genitais, que podem sugerir infecção pelo HPV.

A frequência da realização da colposcopia varia de caso a caso, e será definida pelo especialista em colposcopia. Em geral, quando está sendo feito acompanhamento após tratamento de lesões, a colposcopia é realizada a cada 6 meses.

Quando a colposcopia é preocupante?

A colposcopia pode ser preocupante quando é detectada a presença de células anormais, chamadas de “pré-cancerosas”. A colposcopia permite que o médico identifique e, a partir daí, encaminhe o tratamento dessas células precocemente para evitar que o câncer se desenvolva.

Quem é o especialista em colposcopia?

O especialista em colposcopia é o ginecologista com especialidade em Patologia do Trato Genital Inferior e Colpocitologia. O site da ABPTGIC apresenta a relação de todos os médicos com título em PTGI, dado a partir da prova do TEGO.

O que faz um especialista em colposcopia?

O especialista em colposcopia, além de conduzir o exame de colposcopia e vulvoscopia e a biópsia para diagnóstico de lesões causadas pelo HPV, realiza o tratamento desses problemas e de outras condições, como do líquen esclero-atrófico.

Agende seu exame de colposcopia!

Qual a importância da colposcopia com biópsia?

A biópsia é uma parte complementar da colposcopia, a qual é importante para avaliar alterações celulares que podem estar relacionados ao câncer de colo do útero. Dessa maneira, o especialista em colposcopia pode tratar previamente essas anormalidades para que estas não evoluem para câncer.

E quando é necessário fazer a biópsia na colposcopia?

Durante a realização de alguns exames de colposcopia, pode ser necessário, em determinados casos, realizar uma biópsia. Isso acontece quando o especialista em colposcopia identifica alguma anormalidade durante a colposcopia. Nesse momento, o especialista em colposcopia retira uma amostra do tecido suspeito e a encaminha para análise anatomopatológica. O procedimento é indolor, leva alguns minutos e não requer internação hospitalar.

Qual exame pode substituir a colposcopia?

Não existe nenhum exame que substitua a colposcopia. Existem apenas exames que se complementam, como o Papanicolau (também chamado de citologia oncótica ou, ainda, preventivo do colo do útero) e a pesquisa PCR de HPV.

Conheça a especialista em colposcopia

A Dra. Maria Emília Ferreira de Barba é médica uroginecologista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, realizada no Hospital Fêmina, em Porto Alegre. A médica também possui o título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) mediante o TEGO e de especialista em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) e Colposcopia pela Associação Brasileira de PTGI e Colposcopia.

Seu atendimento individualizado, focado nas necessidades de cada paciente, faz da Dra. Maria Emília uma das profissionais mais requisitadas em sua área. Agende uma consulta com a especialista em colposcopia.

 

Fontes:

Dra. Maria Emília Ferreira de Barba

Ministério da Saúde

Cleveland Clinic

Associação Brasileira de PTGI e Colposcopia

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA