Há anos trabalho acalmando pessoas infectadas pelo HPV e sempre identifiquei uma relação entre medo e HPV nas minhas pacientes. Porém, por mais técnico que seja o meu trabalho de diagnóstico e tratamento das lesões causadas pelo vírus HPV, a abordagem psicológica sobre o assunto é de fundamental importância para o bem-estar das pacientes.
Por isso, no post de hoje, quero falar sobre a desconstrução do medo e culpa em pacientes que já se contaminaram com HPV. Vamos lá?
De acordo com o INCA, 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas pelo HPV em algum momento de suas vidas. Essa porcentagem pode ser ainda maior em homens.
Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.
Adquirir HPV não tem a ver com falta de higiene ou promiscuidade. Pode ocorrer com qualquer pessoa que praticou relação sexual em algum momento da vida, mesmo que tenha usado preservativo
Cuidado, há muita informação desencontrada na internet que pode afetar o seu estado emocional. Busque fontes confiáveis para se informar.
Você não precisa ter medo do vírus. Muitas pessoas possuem o vírus e não desenvolvem qualquer lesão. Devemos concentrar nossos esforços para descobrir a presença das lesões causadas pelo HPV e estas lesões têm cura.
Em geral, a infecção por HPV é transitória e o organismo é capaz de eliminar o vírus quando as lesões foram curadas. Levante a sua autoestima!
Para mais informações, entre em contato com a Dra. Maria Emília.