Recorrência de infecções do trato urinário pode ter diversas causas, que devem ser levadas em conta durante o tratamento
Infecção urinária de repetição é o termo pelo qual é chamada a condição que ocorre mais do que três vezes em um ano ou mais do que duas vezes num período de seis meses. O problema pode afetar pessoas de ambos os gêneros, mas é mais comum em mulheres pelo fato de a uretra ser mais curta do que a do homem.
Causas da infecção urinária de repetição
De modo geral, as infecções urinárias são causadas por bactérias que atingem o trato urinário e não são comuns a esta localização do corpo. Diversos fatores podem estar por trás desse tipo de infecção, como passar longos períodos sem urinar, má higiene local, ato sexual recente, problemas de constipação intestinal, entre outras situações.
Alguns fatores, no entanto, podem aumentar o risco de recorrência da doença, causando a infecção urinária de repetição. São eles:
- Menopausa, por causa do ressecamento vaginal e da diminuição dos hormônios;
- Períodos de maior frequência de relações sexuais;
- Constipação intestinal recorrente;
- Prolapso genital;
- Uso de espermicidas;
- Incontinência urinária;
- Doenças crônicas, como o diabetes.
Sintomas da infecção urinária de repetição
Os sintomas de uma infecção urinária de repetição, de modo geral, não se diferem tanto dos sintomas de uma infecção urinária comum. Nesse sentido, é frequente que a paciente relate sintomas como dor local, ardência ao urinar e urgência na frequência das micções.
Além disso, é importante ficar atenta a alguns sintomas que podem indicar que a infecção é mais complicada. Um deles é a febre alta, que pode indicar que a infecção chegou aos rins (pielonefrite).
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico da infecção urinária de repetição é feito a partir da análise dos sintomas da paciente e da recorrência dos episódios infecciosos. Como já mencionado, caracterizam-se pela repetição das infecções urinárias que ocorrem mais de três vezes no período de um ano ou mais de duas vezes no período de seis meses.
Podem ser necessários, para complementar o diagnóstico, exames laboratoriais de sangue e de urina para avaliar a gravidade da infecção e auxiliar no processo de entendimento de sua recorrência e na escolha do tratamento adequado.
Como tratar a infecção urinária de repetição?
O tratamento da infecção urinária de repetição se difere dos tratamentos de infecções urinárias comuns, uma vez que não se deve tratar simplesmente a doença, mas as causas de sua recorrência.
No caso das mulheres em menopausa, por exemplo, é importante tratar o ressecamento vaginal, caso este seja detectado como possível causa da recorrência das infecções. Para isso é utilizado tratamento a laser e pomadas hormonais para melhorar o trofismo da mucosa vaginal e regular a flora da vagina, o que é fundamental na redução das infecções recorrentes.
Outro caso que pode gerar infecções urinárias de repetição são as relações sexuais frequentes. Mulheres com infecções pós-relação sexual são orientadas a usar antibiótico profilático pós relação por pelo menos seis meses para evitar a manifestação da doença.
Entre outros tratamentos que podem ser indicados para infecções urinárias de repetição, podemos citar o uso de probióticos para melhorar a flora vaginal e intestinal, além da imunoterapia que é realizada com injeções em intervalos de 8 semanas e que potencializa o funcionamento do sistema imunológico, diminuindo a necessidade de uso de antibióticos e os episódios de infecção urinária.
Como prevenir?
Muitos casos de infecção urinária de repetição podem ser prevenidos com a adoção de alguns hábitos no dia a dia, tais como:
- Fazer a higienização correta da região genital após urinar, evacuar e depois das relações sexuais;
- Manter-se hidratada;
- Não segurar a urina por muito tempo;
- Tratar adequadamente condições como o ressecamento vaginal após a menopausa;
- Manter uma alimentação equilibrada, que facilite o trânsito intestinal;
- Evitar intercurso vaginal após intercurso anal;
Realizar profilaxia com antibiótico após relação sexual.
Onde realizar o tratamento para infecção urinária de repetição?
Assim como outros tipos de infecção, o tratamento de uma infecção urinária de repetição deve ser feito sempre com acompanhamento médico, especialmente se a profissional for especialista em doenças do trato urinário e genital feminino, como a uroginecologista.
Para saber mais sobre infecção urinária de repetição e outras condições que podem ser relacionadas ou mesmo confundidas com ela, entre em contato com a uroginecologista Dra. Maria Emília Ferreira e agende uma consulta.
Fontes:
Revista Brasileira de Análises Clínicas