Os coágulos de sangue na menstruação geralmente são considerados normais, demandando investigação apenas quando há doenças associadas
A menstruação é o processo de expulsão do sangue resultante da descamação da parte interna do útero (endométrio) quando não há fecundação. Essa é uma das etapas do ciclo reprodutivo da mulher, em que o organismo prepara o revestimento interno do útero para receber o embrião. Quando a fecundação não acontece, esse tecido é descartado.
É considerada normal a ocorrência de menstruação com pedaços de sangue, uma manifestação que pode ser típica para algumas mulheres, mas causa estranheza para outras. Os coágulos de sangue podem ter aparência de blocos ou pedaços de sangue, com aspecto gelatinoso, e, muitas vezes, se assemelham à carne.
Faça sua avaliação ginecológica!
Quais as causas da menstruação com pedaços de sangue?
Apesar de a menstruação com pedaços de sangue ser considerada normal na maioria dos casos, não demandando tratamento, existem situações em que ela pode ser causada por alterações específicas. A seguir, conheça algumas delas.
Endometriose
Caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero, essa condição pode provocar dor intensa e formação de coágulos, levando à menstruação com pedaços de sangue. A condição precisa ser controlada, especialmente se a mulher tiver o desejo de engravidar.
Mioma submucoso
O mioma é um tumor benigno presente em 25% das mulheres. Entre eles, o mioma do tipo submucoso é o que surge na parede interna do útero (endométrio), geralmente causando dor, menstruação abundante e formação de coágulos. Essa condição precisa ser avaliada por um ginecologista, que poderá identificar a necessidade de remover o mioma.
Descubra se sua menstruação irregular pode ser um problema!
Adenomiose
Adenomiose é a endometriose do músculo do útero (miométrio). Ocorre com mais frequência após os 40 anos e costuma causar menstruação com pedaços de sangue, além de cólicas intensas e até mesmo anemia, devido ao sangramento aumentado.
Doenças que afetam o endométrio
Existem, ainda, diversas outras doenças que afetam o endométrio e que podem causar menstruação com pedaços de sangue. É o caso, por exemplo, dos pólipos endometriais e da hiperplasia endometrial.
Alterações hormonais
Picos hormonais, que são frequentes no período do climatério (período que antecede a menopausa), hipotireoidismo descompensado e síndrome dos ovários policísticos são algumas das desordens hormonais que podem desencadear a menstruação com pedaços de sangue.
Quando o coágulo na menstruação se torna preocupante?
A menstruação com pedaços de sangue não é necessariamente um problema, a não ser que os pedaços sejam tantos a ponto de causarem anemia ou impedirem que a mulher realize alguma atividade do cotidiano (como atividade física), ou que causem vazamentos, por exemplo. Em geral, a presença de coágulos pode representar uma mudança hormonal passageira.
É recomendado investigar essa manifestação nos casos em que a mulher nunca presenciou tais pedaços de sangue em sua menstruação ou quando a manifestação é acompanhada de outros sintomas e sinais, como:
- Fraqueza;
- Alteração no fluxo menstrual;
- Menstruação que dura mais tempo que o habitual;
- Atraso menstrual, com os coágulos surgindo antes do início da menstruação atrasada (o que pode indicar até mesmo um aborto);
- Cólicas intensas;
- Anemia.
Realize seu check-up ginecológico com a Dra. Maria Emilia!
Qual o fluxo normal da menstruação?
A menstruação de cada mulher é única, uma vez que nenhum organismo é igual ao outro. Um fluxo considerado normal tem duração de até 7 dias, utilizando entre 7 e 8 absorventes diários, o que corresponde a, no máximo, 80 ml de sangue no período menstrual.
Dessa forma, mais do que isso é considerado um fluxo aumentado, sendo recomendada uma investigação ginecológica. Lembrando que é necessário investigar quando há alterações significativas no volume ou na duração da menstruação.
Quais são os tratamentos?
Os tratamentos indicados para lidar com a menstruação com pedaços de sangue dependem de suas causas. Caso seja identificada a presença de um mioma ou de um pólipo, por exemplo, pode ser necessário remover essa formação. Outras opções de tratamento para a redução da menstruação com pedaços de sangue incluem o uso de DIU hormonal, implante anticoncepcional, medicamentos, histeroscopia ou até mesmo histerectomia.
Uma dúvida comum em relação a esses tratamentos diz respeito à suspensão da menstruação, que muitas pessoas acreditam ser prejudicial ao organismo feminino, pois acreditam que o sangue menstrual fica “preso dentro do corpo”. Isso, entretanto, não é verdade, já que o que ocorre é que a menstruação não será produzida. Sendo assim, os tratamentos que levam à suspensão da menstruação diminuem o risco de anemia, de câncer de endométrio, melhoram as cólicas e trazem mais qualidade de vida à mulher.
Para agendar sua consulta de avaliação, entre em contato com a Dra. Maria Emília.
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)