Agende sua consulta
Agende sua consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Mioma causa infertilidade?


Mulher com dores na região da barriga.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

10 julho, 2024 |

| 3 min. de leitura

Por normalmente afetar mulheres em idade reprodutiva, esta é uma das principais perguntas feitas quando o mioma é diagnosticado

Miomas são tumores benignos que se desenvolvem no útero e que acometem principalmente as mulheres que estão na fase reprodutiva (80% dos casos). Os miomas não se transformam em câncer nem aumentam o risco de desenvolvimento de um tumor maligno uterino. Porém, a dúvida de muitas mulheres é se o mioma causa infertilidade. Falaremos sobre este assunto no texto a seguir.

Quero tratar os miomas!

Fatores de risco do mioma uterino

Existem alguns fatores de risco que favorecem o aparecimento de miomas em algumas mulheres. Entre estes, estão:

  • Obesidade;
  • Histórico de mioma na família;
  • Não ter engravidado nenhuma vez;
  • Raça negra;
  • Menarca (primeira menstruação) precoce;
  • Idade inferior a 50 anos;
  • Pressão alta.

Tipos de miomas uterinos

Os miomas são divididos em quatro tipos, dependendo da sua localização dentro do útero:

  • Mioma intramural: desenvolve-se no miométrio, parede muscular do útero;
  • Mioma subseroso: forma-se na parte mais externa do útero, chamada de serosa;
  • Mioma submucoso: surge abaixo do miométrio — uma das camadas do útero formada por fibras musculares —, se estendendo para dentro da cavidade uterina, empurrando o endométrio. Tal tipo de mioma causa infertilidade, pois o endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, é o local em que ocorre a implantação do embrião depois que o óvulo é fecundado;
  • Mioma intracavitário: é uma variante do mioma submucoso situado totalmente dentro da cavidade uterina.

Mioma causa infertilidade?

Estima-se que o mioma causa infertilidade em 3% a 5% dos casos.

Qual tipo de mioma impede a gravidez?

O mioma causa infertilidade quando essa condição é do tipo submucoso e intracavitário, ou seja, quando se projeta para dentro da cavidade do útero, alterando a região e possivelmente bloqueando as tubas uterinas ou dificultando a implantação de uma gravidez. Isso pode interferir na capacidade de engravidar ou aumentar o risco de um aborto espontâneo.

Como os miomas afetam a fertilidade?

Em alguns casos, os miomas ocupam a cavidade intrauterina, local onde o óvulo fecundado vai “nidar” (grudar) no endométrio e desenvolver a gestação. Por esse motivo é que o mioma causa infertilidade em algumas mulheres.

Quem tem mioma pode ter filho?

Apesar de o mioma causar infertilidade, é possível engravidar. No caso de o mioma ser do tipo submucoso ou intracavitário, é necessário realizar um procedimento cirúrgico chamado histeroscopia cirúrgica para fazer a retirada do mioma e permitir que a mulher engravide.

Quem tem mioma ovula?

O mioma afeta o útero e não interfere nos ovários, órgãos responsáveis pela ovulação. Portanto, a mulher que tem mioma ovula normalmente.

Como o diagnóstico é realizado?

Inicialmente, o médico avalia os sintomas relatados pela paciente, mas a confirmação diagnóstica se dá por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia pélvica, a ressonância magnética e a histeroscopia. A ultrassonografia pélvica é o primeiro exame solicitado pelo médico e, em grande parte dos casos, é suficiente para confirmar o diagnóstico e determinar o tipo de mioma.

Como tratar os miomas uterinos?

O tratamento depende da localização, do tamanho e da quantidade de miomas, além da idade da paciente. Quando a mulher não apresenta sintomas, muitas vezes não há necessidade de tratamento. No entanto, elas devem ter acompanhamento médico regular para avaliar se o mioma uterino aumentou de tamanho.

Na existência de sintomas que afetem a rotina e a qualidade de vida da paciente, o tratamento pode ser feito através de medicamentos para controle do sangramento e das cólicas, DIU, implante hormonal ou procedimentos, como a histeroscopia cirúrgica.

O procedimento cirúrgico pode remover apenas o mioma (miomectomia) ou, caso a paciente não deseje mais ter filhos, todo o útero (histerectomia) e, assim, evitar o surgimento de novos miomas.

É perigoso ter mioma no útero?

Os miomas não se transformam em câncer e não aumentam o risco de câncer de colo de útero. Porém, como dito, dependendo do tipo, os miomas causam infertilidade. Além disso, eles interferem na qualidade de vida da mulher devido aos sintomas que geram, podendo ocasionar hemorragia e anemia com necessidade de transfusão sanguínea.

É válido lembrar que nódulos uterinos sugestivos de miomas no exame de imagem, porém com crescimento acelerado, levantam a suspeita de um tumor maligno (o sarcoma uterino) e precisam ser investigados.

 

Fontes:

Dra. Maria Emília Ferreira de Barba

Ministério da Saúde

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)

Manual MSD

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA