Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

O que é uma lesão de baixo grau?


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

14 maio, 2024 |

| 1 min. de leitura

Lesão de baixo grau: você já ouviu esse termo mas não sabe o que significa?

Uma lesão de baixo grau no colo do útero refere-se a alterações celulares leves ( iniciais) que são detectadas durante um exame de Papanicolau (também conhecido como citologia oncótica) ou durante uma colposcopia.

Essas lesões são classificadas como “baixo grau” porque as mudanças celulares são consideradas menos severas do que as encontradas em lesões de alto grau. São a primeira fase de alteração e corresponde as neoplasias intraepiteliais grau 1.

Essas alterações celulares são causadas por infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV). Geralmente, lesões de baixo grau no preventivo não indicam presença de câncer de colo de útero, mas são uma indicação de que monitoramento adicional pode ser necessário para garantir que as células não evoluam para um estágio mais avançado.

O próximo passo após o diagnóstico de uma lesão de baixo grau incluir exames adicionais, como colposcopia (um exame visual do colo do útero com um microscópio especial), biópsia (coleta de uma amostra de tecido para análise laboratorial) ou acompanhamento semestral para monitorar as mudanças nas células ao longo do tempo.

Quer saber mais? Agende uma consulta com a Dra. Maria Emilia!

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA