Essa dúvida tem sido frequente nas minhas lives. Vamos entender um pouco melhor sobre esse assunto?
Embora a maioria das infecções por HPV se cure sozinhas e a maioria das lesões pré-cancerosas se resolva espontaneamente, ainda há risco, para todas as mulheres, que a infecção por HPV se torne crônica e lesões pré-cancerosas evoluam para um câncer invasivo do colo do útero.
Para que o câncer do colo do útero se desenvolva em mulheres com sistemas imunológicos normais, são necessários de 15 a 20 anos.
Em mulheres com sistemas imunológicos debilitados – as que estão infectadas pelo vírus HIV e sem tratamento –, o desenvolvimento do câncer pode levar apenas de 5 a 10 anos.
Como as lesões pré-cancerosas causadas pelo HPV levam muitos anos para se desenvolver, a triagem é recomendada para todas as mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Esse rastreio é feito com o exame preventivo do colo do útero e com a pesquisa do vírus HPV no colo do útero.
Entre os 40 tipos do vírus que infectam o trato genital inferior, os do grupo de baixo risco desencadeia verrugas e os do grupo de alto risco lesões, que podem virar um câncer com o passar do tempo. E mesmo essas versões do agente infeccioso não geram efeitos em todas as pessoas.
Entre em contato e agende uma consulta!