Agende sua consulta
Agende sua consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Os melhores tratamentos para flacidez vaginal e vulvar


Imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

31 janeiro, 2025 |

| 7 min. de leitura

Os principais tratamentos para flacidez vaginal incluem opções como laser, ultrassom microfocado e cirurgia

A flacidez vaginal e vulvar é uma condição que afeta muitas mulheres, especialmente conforme o organismo envelhece, após o parto ou devido a alterações hormonais, como o climatério e a menopausa. Essa flacidez pode causar uma série de desconfortos físicos e emocionais, impactando diretamente a autoestima e a confiança.

Além disso, a flacidez vaginal pode interferir na qualidade de vida sexual, causando sensação de desconforto ou perda de sensibilidade durante o ato sexual, o que pode gerar frustração e diminuir o prazer. Diante desses efeitos, muitas mulheres buscam tratamentos para flacidez vaginal e vulvar, com o intuito de restaurar a tonicidade e a melhora da função sexual e da qualidade de vida geral.

Trate a flacidez vaginal e volte a ter qualidade de vida!

Agende uma consulta

O que é a flacidez vaginal?

A flacidez vaginal é uma condição em que há perda de elasticidade e tonicidade dos músculos da vagina e pode estar também associada a ressecamento da mucosa vaginal. Essa flacidez resulta em uma diminuição do tônus muscular vaginal, o que pode causar uma sensação de frouxidão ou alargamento da região.

A flacidez íntima pode afetar o prazer durante a relação sexual, tanto para a mulher quanto para o parceiro, e impactar negativamente a autoestima e a confiança.

O que é a flacidez da vulva?

A vulva é a parte externa da genitália feminina e a flacidez da vulva pode estar associada a flacidez vaginal, porém emagrecimento intenso, como pós bariátrica e uso de esteroides e hormônios masculinos, como testosterona também são condições que causam flacidez vulvar.

Algumas das queixas das mulheres que estão com flacidez na vulva são desconforto para usar roupas íntimas, biquíni ou roupa de academia, insatisfação com a aparência e baixa autoestima, causando prejuízo na relação sexual.

Causas comuns da flacidez vaginal e vulvar

A flacidez vaginal e vulvar pode ser causada por diversos fatores, muitas vezes interligados. As causas mais comuns incluem:

  • Processo natural de envelhecimento;
  • Gravidez e parto, que podem enfraquecer os músculos vaginais;
  • Alterações hormonais;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso;
  • Genética.

Tratamentos para flacidez vaginal e vulvar: quais as opções?

Existem diversos tratamentos para flacidez vaginal e vulvar que restauram a tonicidade e melhoram a qualidade de vida da mulher. Conheça-os a seguir:

Tratamentos para flacidez vaginal

Laser

O laser é um dos principais tratamentos para flacidez vaginal. O laser de CO2 fracionado estimula a regeneração do colágeno e a produção de elastina nos tecidos vaginais, promovendo o enrijecimento e a melhoria da elasticidade da mucosa vaginal. O procedimento não é invasivo e ainda apresenta como vantagens ser indolor e apresentar um tempo de recuperação rápido.

Ultrassom microfocado

O ultrassom microfocado utiliza ondas de ultrassom para estimular a produção de colágeno nas camadas mais profundas da vagina, inclusive alcançando a musculatura. Esse tratamento é eficaz para restaurar a firmeza e o “tight”, traduzindo do inglês, deixando a vagina mais apertada. É uma opção não invasiva e com resultados também na melhora da flacidez da vulva. A melhora é visível já com 1 sessão.

Cirurgia de perineoplastia

A perineoplastia, como parte dos tratamentos para flacidez vaginal, é uma cirurgia reconstrutiva que visa corrigir o alargamento vaginal causado por múltiplos partos ou envelhecimento. O procedimento envolve a reconstrução da musculatura do corpo perineal, que é a região entre a entrada da vagina e o ânus, sendo o principal procedimento para redução do introito vulvar.

A combinação das técnicas de tratamento é o que garante os melhores resultados nos tratamentos para flacidez vaginal, sendo recomendada a perineoplastia para diminuição da entrada da vagina associado ao ultrassom microfocado para tratamento da flacidez do canal vaginal. Já o laser é recomendado nas mulheres que também apresentam ressecamento vaginal principalmente no climatério e na menopausa, já que trata a mucosa vaginal e melhora a lubrificação.

Tratamentos para flacidez vulvar

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é uma técnica estética usada para restaurar o volume perdido na região vulvar, proporcionando uma aparência mais jovem e firme. Ao ser injetado nos grandes lábios (lábios externos) o ácido hialurônico corrige assimetrias e falhas, disfarça e ajuda a cobrir os pequenos lábios (já que proporcionalmente eles parecerão maiores). O tratamento é rápido, não invasivo e os resultados são visíveis quase imediatamente.

Bioestimulador de colágeno

Os bioestimuladores de colágeno estimulam a produção de colágeno na pele vulvar. Esse tratamento melhora a elasticidade e a firmeza da região, clareia a pele, resultando em uma aparência mais jovem e rejuvenescida. Após injetado, o bioestimulador segue estimulando e aumentando a produção de colágeno por seis meses e o efeito do tratamento perdura por até 24 meses.

Ultrassom microfocado

O ultrassom microfocado também é utilizado no tratamento da flacidez vulvar, funcionando da mesma forma que no tratamento vaginal. Ele estimula a produção de colágeno e elastina nas camadas mais profundas da pele, promovendo o fortalecimento da área e melhorando a textura da pele.

Quando associado ao bioestimulador de colágeno, ocorre potencialização do efeito e do resultado final.

Como escolher o tratamento ideal?

Escolher o mais adequado entre os tratamentos para flacidez vaginal e vulvar é uma tarefa que depende de diversos fatores, como a gravidade da condição, local a ser tratado (canal vaginal, introito ou vulva) e o resultado que se deseja alcançar.  Em geral, a associação de tratamento é o que promove os melhores resultados, principalmente quando há mais de uma área que precisa ser tratada.

Para mulheres que buscam tratamento para flacidez vaginal em geral é recomendado associação do ultrassom microfocado com a cirurgia de perineoplastia. Já quando há queixa de falta de lubrificação ou dor na relação sexual, ou mesmo o objetivo é prevenção do envelhecimento da mucosa vaginal está recomendado associar a realização de 3 sessões de laser para rejuvenescimento íntimo.

Já para mulheres que buscam melhorar a flacidez vulvar os resultados mais rápidos vem com a associação de uma a três sessões de bioestimulador de colágeno com uma sessão de ultrassom microfocado. Após a flacidez estar tratada, caso haja falha de preenchimento, é utilizado o preenchedor de ácido hialurônico. Caso a paciente seja jovem e apresente falha ou assimetria dos lábios externos, ou mesmo desejo de esconder ou disfarçar o capuz do clitóris ou lábios internos, está indicado o preenchimento de ácido hialurônico dos grandes lábios.

A consulta com um ginecologista especializado em ginecologia regenerativa é essencial para avaliar as necessidades específicas e determinar o mais indicado entre os tratamentos para flacidez vaginal e vulvar.

Posso combinar os tratamentos para flacidez vaginal e vulvar?

Sim, é possível combinar os tratamentos para flacidez vaginal e vulvar. Em muitos casos, a combinação de diferentes tratamentos pode potencializar os resultados, abordando as necessidades específicas de cada área de forma mais eficaz. Por exemplo, uma paciente pode optar pelo laser vaginal para melhorar a elasticidade e o tônus da região vaginal, enquanto também utiliza o preenchimento com ácido hialurônico para restaurar o volume e a firmeza da região vulvar.

Cada um dos tratamentos para flacidez vaginal tem seus benefícios e pode ser utilizado em conjunto para atingir uma melhoria estética e funcional tanto na área vaginal quanto na vulvar, respeitando as necessidades individuais de cada paciente e as características de cada região.

Benefícios dos tratamentos para flacidez vaginal e vulvar

Os tratamentos para flacidez vaginal e vulvar oferecem uma série de benefícios para a saúde física e emocional das mulheres, melhorando a autoestima e a qualidade de vida. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Melhora da elasticidade e firmeza dos músculos e tecidos da região vaginal e vulvar;
  • Aumento do prazer sexual;
  • Recuperação estética e funcional;
  • Redução de desconfortos;
  • Resultados duradouros e naturais;
  • Procedimentos minimamente invasivos.

Esses benefícios podem contribuir para um bem-estar geral mais completo, melhorando não só a saúde física das mulheres, mas também sua autoestima e a satisfação com sua vida sexual.

Agende uma consulta com a Dra. Maria Emília de Barba para uma avaliação personalizada e especializada.

 

Fontes:

Associação Brasileira de Cosmetoginecologia

Dra. Maria Emília de Barba

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA