Os acrocórdons, também conhecidos como fibromas pendulares ou “skin tags”, são pequenas protuberâncias de pele que podem se formar em várias partes do corpo, incluindo a vulva. Eles são geralmente inofensivos e não cancerígenos.
Os acrocórdons na vulva podem variar em tamanho e forma, geralmente têm uma aparência semelhante a uma pequena verruga ou uma pele solta pendurada.
Eles podem ser de cor semelhante à pele circundante ou um pouco mais escuros.
A causa exata dos acrocórdons não é totalmente compreendida, mas eles tendem a ocorrer em áreas onde a pele se dobra ou fricciona, como a axila, pescoço, virilha e vulva.
Fatores como atrito da pele, aumento de peso, diabetes, alterações hormonais e predisposição genética podem contribuir para o seu desenvolvimento.
Os acrocórdons na vulva não costumam causar dor, porém podem ser um grande desconforto estético. O tratamento consiste na remoção dos acrocórdons, o que pode ser feito em consultório com uso de laser. O procedimento consiste na vaporização (destruição) da lesão por completo e na maioria das vezes não há cicatrizes após o procedimento.
Entre em contato e agende sua consulta com a Dra. Maria Emília!