Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Flacidez vaginal: como tratar?


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

11 junho, 2024 |

| 5 min. de leitura

Sensação de frouxidão na vagina e dificuldade de manter relações sexuais são os principais sintomas da condição

A flacidez vaginal é uma condição que ocorre quando os músculos do assoalho pélvico perdem a elasticidade, fazendo com que haja a sensação de que a região está frouxa.

É importante não confundir a flacidez vaginal com a flacidez da vulva, que é a parte externa do aparelho genital feminino composta principalmente por pele. Os dois tipos de flacidez íntima, no entanto, podem ocorrer ao mesmo tempo.

Entenda, no conteúdo a seguir, o que é a flacidez vaginal e quais os principais métodos de tratamento.

Quero tratar a flacidez íntima!

O que causa a flacidez vaginal?

O enfraquecimento dos músculos, tecidos e outras estruturas do assoalho pélvico é a principal causa da flacidez vaginal. Isso pode ser causado por diversos fatores, como:

  • Partos naturais prévios;
  • Processo de envelhecimento;
  • Alteração dos níveis hormonais;
  • Obesidade;
  • Prolapso genital;
  • Excesso de carga, como carregar peso.

Quando a flacidez ocorre nos grandes lábios (vulva), as principais causas são o processo natural de envelhecimento e as alterações rápidas no peso, como o processo de emagrecimento rápido após uma cirurgia bariátrica.

Sinais da flacidez vaginal

Um dos sinais mais comuns da flacidez vaginal é a sensação de frouxidão da vagina, como se esta estivesse mais larga do que o normal. Essa sensação costuma vir acompanhada de outros sinais, tais como:

  • Flatos vaginais, também chamado de garrulitas;
  • Dificuldade de ter prazer na relação sexual;
  • Problemas na lubrificação vaginal;
  • Diminuição da libido e da autoestima.

Além disso, existem sintomas que podem ocorrer associados a flacidez vaginal que estão relacionados ao enfraquecimento do assoalho pélvico; entre os quais, o mais comum é a incontinência urinária.

Como tratar a flacidez íntima?

Existem vários métodos de tratamento para a flacidez vaginal que, quando combinados, produzem resultados superiores. A escolha do método vai depender da queixa e do exame físico da paciente, por exemplo quando há flacidez vaginal e vulvar concomitantes, ambas podem ser corrigidas ao mesmo tempo.

São estes:

Perineoplastia

A cirurgia que corrige a rotura ou ruptura do corpo perineal e a avulsão da membrana perineal é a perineoplastia e serve para diminuir o hiato genital (abertura da entrada da vagina). Essas lesões costumam ocorrer no parto normal e são responsáveis por boa parte dos sintomas da flacidez vaginal. Na perineoplastia, os músculos do assoalho pélvico (bulbocavernoso e transverso superficial do períneo) são reconstruídos, restabelecendo a anatomia normal da região.

Ultrassom microfocado

O ultrassom microfocado pode ser utilizado tanto no tratamento da flacidez vaginal, quanto da flacidez da vulva. Isso porque sua aplicação aumenta a firmeza da musculatura da região pélvica, apertando o canal vaginal e melhorando a sensação de queda de órgãos como da bexiga, além de reduzir a incontinência urinária. Uma vantagem adicional do ultrassom microfocado é melhorar a flacidez da vulva devido ao estímulo do colágeno, o que melhora a aparência da região externa. Sendo assim, pode ser associado ao tratamento da perineoplastia, visto que o ultrassom microfocado trata o canal vaginal e a vulva e a cirurgia trata o introito e reconstrói a anatomia normal.

Laser de CO2

O laser íntimo é um tratamento indicado principalmente para a flacidez vaginal que ocorre durante o climatério e após a menopausa. Esse tipo de aplicação age diretamente sobre a mucosa da vagina, melhorando a sensação de enfraquecimento e frouxidão, além de melhorar a lubrificação.

Bioestimulador de colágeno

O uso de bioestimuladores de colágeno é utilizado nos casos em que a flacidez ocorre na vulva, uma vez que essas substâncias estimulam a produção do colágeno, o que resulta na melhora da aparência e firmeza da pele e prepara a região para sustentar o preenchimento dos grandes lábios, já que a pele precisa estar firme para o preenchedor não acumular na parte mais inferior da vulva.

Preenchimento dos grandes lábios

O preenchimento dos grandes lábios é uma possibilidade de tratamento quando a flacidez ocorre na vulva. Com o processo de envelhecimento ocorre a reabsorção dos lábios externos (grandes lábios), o que contribui para a flacidez. Além de melhorar o volume dos grandes lábios, o preenchimento dos grandes lábios promove uma aparência mais jovem para a vulva.

Fisioterapia pélvica

A vagina tem uma parte muscular que precisa ser exercitada e por isso é importante a consciência corporal dessa musculatura e a prática de exercícios de fortalecimento pélvico.

A flacidez vaginal interfere na relação sexual?

Sim. Como mencionado anteriormente, é comum que a mulher tenha dificuldade de manter uma relação sexual prazerosa quando está com flacidez vaginal.

Isso ocorre tanto pela sensação de que a vagina está larga, o que interfere na lubrificação e pode causar flatos durante a relação, quanto pelos efeitos psicológicos da flacidez, como queda da autoestima e a influência disso na autoimagem e no relacionamento com o parceiro, o que faz com que a libido diminua e torne o sexo menos prazeroso ou até mesmo algo que passa a ser evitado.

Qual profissional trata a flacidez vaginal?

Por ser uma condição do trato reprodutor feminino, é muito importante que a flacidez vaginal seja diagnosticada e tratada por um médico ginecologista que tenha experiência nesse tipo de tratamento.

Uroginecologista, a Dra. Maria Emilia tem ampla experiência e conhecimento no tratamento de flacidez vaginal e outras condições que podem afetar os aparelhos reprodutor e urinário feminino. Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta.

 

Fonte:

Febrasgo – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Dra. Maria Emilia

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA