Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

PRF: fibrina rica em plaquetas em Ginecologia


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

7 fevereiro, 2024 |

| 5 min. de leitura

Opção segura de tratamento, o PRF acelera a regeneração celular da pele

A fibrina rica em plaquetas, também conhecida como PRF, é uma terapia inovadora e bastante segura para os pacientes, que tem sido utilizada por diversas áreas da Medicina com o objetivo de melhorar a regeneração celular e acelerar o processo de cicatrização.

Dentre elas, destaca-se a Ginecologia, especialidade médica focada na saúde da mulher e que utiliza o PRF para melhorar a qualidade de vida das pacientes como, por exemplo, para melhora de cicatrizes e do líquen vulvar.

Agende sua consulta com a ginecologista dra. maria emilia!

O que é a técnica PRF (fibrina rica em plaquetas)?

O PRF, ou fibrina rica em plaquetas, é uma forma de tratamento que utiliza os componentes do próprio sangue do paciente para promover a regeneração celular e acelerar a cicatrização dos tecidos. Assim, são diversas as condições dentro da Ginecologia que podem ser tratadas com sucesso através do PRF, um alívio principalmente para as mulheres que já tentaram outras formas terapêuticas sem sucesso.

Como o PRF funciona e para que serve?

Dado que o PRF é uma terapia que utiliza o próprio sangue do paciente, o processo começa com a coleta do material, que é centrifugado por alguns minutos. Ao final desse tempo, obtém-se os componentes sanguíneos separados, de tal forma que a fibrina e as plaquetas podem ser utilizados para o tratamento.

Assim, uma vez obtida a fibrina rica em plaquetas, ela é aplicada no local do tratamento, seja uma ferida, úlcera ou outra condição que exija regeneração celular para promover a formação de uma matriz fibrosa que favoreça e estimule o processo natural de cicatrização.

Ou seja, dado que o material injetado é o sangue da própria paciente, o tratamento com PRF não apresenta risco de rejeição, bem como as complicações são quase nulas quando realizado por um profissional habilitado e capacitado na técnica correta.

O que a fibrina rica em plaquetas pode tratar?

A fibrina rica em plaquetas tem se mostrado eficaz no tratamento de diversas condições, sendo que na área da Ginecologia destacam-se:

  • Feridas crônicas e agudas;
  • Úlceras;
  • Líquen vulvar, entre eles o líquen escleroso;
  • Processos inflamatórios;
  • Cicatrizes com dificuldade de regeneração;
  • Lesões cutânea com dificuldade de cicatrização.

Saiba mais sobre esse procedimento entrando em contato!

Agende uma consulta

O que o PRF faz na pele?

A capacidade do PRF em formar uma matriz fibrinosa tridimensional ajuda a criar um suporte estrutural para a lesão, facilitando a migração e proliferação de células envolvidas no processo de cicatrização. No caso de pele doente, há uma regeneração da área, no caso do líquen escleroso, a cicatrização é acelerada, e rejuvenesce a pele em caso de feridas, cortes e úlceras.

Vantagens do PRF

Além dos resultados naturais e da redução de complicações, o PRF tem outras vantagens que devem ser consideradas pela paciente na hora de optar por esse tratamento.

Versatilidade em aplicações

Uma das principais vantagens da fibrina rica em plaquetas é sua versatilidade em aplicações, sendo uma terapia que pode ser utilizada em diversas áreas médicas, como a Dermatologia e a Ginecologia, pois permite tratar uma ampla variedade de condições e em diferentes contextos clínicos.

Recuperação rápida

Comparado a outros procedimentos, a fibrina rica em plaquetas oferece uma recuperação mais rápida, o que se deve à natureza autóloga do tratamento, ou seja, ao fato de ser uma terapia que utiliza os próprios componentes sanguíneos do paciente, reduzindo significativamente o risco de rejeição.

Estímulo sustentado

Por fim, o PRF não apenas acelera o processo de cicatrização, mas também fornece um estímulo no longo prazo no local tratado, com benefícios contínuos ao longo do tempo.

Diferença entre PRF e PRP

Embora o PRF e o PRP (plasma rico em plaquetas) compartilhem a utilização de plaquetas para fins terapêuticos, o PRF é um procedimento que precisa de menos tempo de centrifugação. Além disso, ambos os métodos têm suas aplicações específicas, sendo que a escolha entre eles dependerá das necessidades do paciente e do tipo de condição a ser tratada.

O mais comum é a utilização de protocolo de tratamento combinando as duas técnicas, sendo a primeira sessão de PRP, voltada a apresentar resultados mais rápidos, e as duas sessões subsequentes de PRF, visando resultados mais duradouros.

Quanto tempo dura o procedimento com PRF?

O procedimento com fibrina rica em plaquetas é relativamente rápido, geralmente levando em torno de 1 hora — isso inclui o tempo necessário para a coleta de sangue, o processamento na centrífuga e a aplicação no local de tratamento.

Podem surgir complicações?

Embora o PRF seja considerado um procedimento seguro, é importante estar ciente de que qualquer tratamento médico tem riscos de complicações, ainda que mínimos. Porém, ao escolher um profissional capacitado e experiente, que siga os protocolos adequados de assepsia durante o procedimento, a aplicação da fibrina rica em plaquetas é bastante segura.

Quais são os cuidados pós-procedimento?

Os cuidados pós-procedimento são essenciais para garantir uma recuperação suave e garantir bons resultados da terapia. Dentre eles, destacam-se:

  • Evitar relação sexual pelo tempo determinado pelo médico, que geralmente é de pelo menos 7 dias após o procedimento, para permitir uma cicatrização adequada;
  • Evitar esforço físico principalmente no dia do procedimento, o que ajuda a prevenir possíveis complicações e permite que o corpo se concentre na cicatrização;
  • Manter o local de aplicação limpo e seco para evitar infecções;
  • Comparecer às consultas de acompanhamento pós-tratamento.

Assim, com os cuidados adequados, é possível obter todos os benefícios e vantagens do PRF, uma abordagem inovadora para o tratamento de diversas condições e que aproveita os recursos do próprio corpo para promover a cura e a regeneração.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com a Dra. Maria Emília.

 

Fonte:

Dra. Maria Emília

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA