Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Benefícios do rejuvenescimento íntimo: quais são?


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

1 maio, 2024 |

| 4 min. de leitura

Técnica utiliza o laser para melhorar a vascularização vaginal e estimular a produção de colágeno na região

O rejuvenescimento íntimo é um tratamento indicado para promover a saúde urogenital da mulher, melhorando aspectos funcionais e também estéticos da região íntima. O procedimento utiliza a tecnologia laser para melhorar a vascularização vaginal e estimular a produção de colágeno. O objetivo é amenizar os sintomas de ressecamento da mucosa vaginal, que podem afetar mulheres que estão no puerpério, no climatério e na pós-menopausa.

Os benefícios do rejuvenescimento íntimo são variados e abrangem uma série de aspectos relacionados à saúde, bem-estar e qualidade de vida da mulher. Confira quais são a seguir.

Quero realizar o rejuvenescimento íntimo!

Como rejuvenescer as partes íntimas?

A forma mais eficaz e segura de realizar rejuvenescimento íntimo é com a técnica a laser, pois esse é o método mais estudado para esse objetivo e que apresenta os melhores resultados de acordo com os estudos científicos em ginecologia regenerativa.

Como o rejuvenescimento íntimo funciona?

O rejuvenescimento íntimo a laser faz uma remodelação do tecido conjuntivo da vagina sem causar danos aos tecidos adjacentes. O laser estimula a proliferação de células produtoras de colágeno e a vascularização da mucosa vaginal, o que justifica os benefícios do rejuvenescimento íntimo.

Rejuvenescimento íntimo a laser: como é feito?

Um dos benefícios do rejuvenescimento íntimo a laser é que esse é um procedimento seguro, rápido – cada sessão dura de 20 a 30 minutos, em média – e indolor, podendo ser realizado no próprio consultório do médico. O tratamento é feito em três sessões, com intervalo de 30 a 45 dias entre elas, além de uma sessão de manutenção, feita após 12 meses, para garantir os benefícios do rejuvenescimento íntimo.

O laser é aplicado dentro do canal vaginal por meio de um aparelho chamado transdutor, que emite feixes de laser que estimulam a produção de colágeno e, consequentemente, melhoram a vascularização do local, a lubrificação e a produção de glicogênio. Essa substância contribui para formar um ambiente propício para os lactobacilos, um grupo de bactérias do bem que regulam o pH vaginal, tornando a flora vaginal mais saudável.

Saiba tudo sobre esse procedimento agendando uma consulta com a Dra. Maria Emilia!

Agende uma consulta

Além do tratamento intravaginal, o laser é aplicado também na parte externa da vagina. Como a vulva possui maior sensibilidade, é utilizado previamente um creme anestésico para proporcionar maior conforto à paciente. O laser vulvar é capaz de reduzir a flacidez, promover o clareamento da vulva e melhorar a qualidade da pele na região, além de tratar algumas doenças de pele da vulva como o líquen vulvar, entre outros benefícios do rejuvenescimento íntimo.

Para quem o rejuvenescimento íntimo é indicado?

O procedimento é indicado para casos de atrofia da mucosa vaginal em mulheres que estão no período pós-parto (puerpério), no climatério, pós-menopausa ou que sofrem alterações hormonais. Os benefícios do rejuvenescimento íntimo podem solucionar problemas relacionados à atrofia e ressecamento vaginal, como:

  • Dispareunia (dor durante a relação sexual);
  • Ardência após a relação sexual;
  • Coceira;
  • Incontinência urinária;
  • Urgência para urinar;
  • Noctúria (vontade frequente de urinar à noite);
  • Líquen vulvar;
  • Corrimentos de repetição;
  • Falta de lubrificação vaginal.

O rejuvenescimento íntimo a laser é um tratamento extremamente seguro que pode ser realizado em mulheres de todas as idades e não possui efeitos colaterais à saúde. A única recomendação é para casos de pacientes com herpes genital, que devem utilizar um medicamento antiviral para evitar o surgimento de uma crise.

Benefícios do rejuvenescimento íntimo

O rejuvenescimento íntimo feito com laser é uma forma efetiva e segura para tratar os sintomas da síndrome urogenital da menopausa em decorrência dos baixos níveis de estrogênio no organismo. Dessa forma, os principais benefícios do rejuvenescimento íntimo são:

  • Melhora da saúde vaginal (reduz corrimento de repetição e infecção urinária de repetição);
  • Melhora da lubrificação da vagina (reduz dor e ardência na relação sexual);
  • Redução da incontinência urinária (perda de urina);
  • Melhora da função sexual ao tonificar o canal vaginal;
  • Aumento da autoestima;
  • Melhora da flacidez dos grandes lábios;
  • Promove clareamento vulvar;
  • Tratamento de fissuras vulvares;
  • Melhora coceira vulvar;
  • Melhora da qualidade de vida;
  • Melhora líquen simples crônico e líquen esclero-atrófico.

Quanto tempo dura o rejuvenescimento íntimo?

Os efeitos promovidos pelo rejuvenescimento íntimo duram 24 meses, quando realizadas pelo menos 3 sessões com intervalo de 30 a 45 dias entre cada sessão e realizada 1 sessão de manutenção 12 meses após a primeira aplicação do laser.

Qual médico pode fazer o rejuvenescimento íntimo?

Apesar de ser um procedimento seguro e sem contraindicações, o rejuvenescimento íntimo deve ser realizado por um profissional com conhecimento e qualificação na área, caso do ginecologista com formação em ginecologia regenerativa.

Para saber mais sobre os benefícios do rejuvenescimento íntimo ou esclarecer outras dúvidas, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Maria Emília.

 

Fontes:

Dra. Maria Emília

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA