Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Médico especialista em incontinência urinária


Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

2 dezembro, 2021 |

| 5 min. de leitura

Urologista, ginecologista, uroginecologista? Saiba qual médico pode te ajudar a tratar o problema

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina pela uretra. O distúrbio é mais frequente entre as mulheres e pode ocorrer em qualquer idade, contudo é mais frequente se manifestar depois dos 40 anos. Devido essa maior prevalência na população feminina, a condição é tratada pelo uroginecologista.

O (A) médico (a) uroginecologista é um profissional que após fazer 6 anos de Faculdade de Medicina e 3 anos de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, fez mais 1 ano de especialização em Uroginecologia. A uroginecologia é uma subespecialidade médica da Ginecologia que cuida do trato urinário e ginecológico, o que engloba órgãos como bexiga, uretra, útero, a vagina e o reto.

Por que o uroginecologista é o especialista em incontinência urinária feminina?

Pois a especialidade de Uroginecologia se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento da incontinência urinária e do prolapso genital, sendo a doença relacionada a descida de órgãos pélvicos, como bexiga, útero, intestino e vagina).

Algumas pacientes, inclusive, podem apresentar tanto incontinência urinária quanto prolapso genital. Dessa forma, no caso das mulheres, o aconselhamento junto ao uroginecologista se torna mais efetivo.

Assim sendo, mulheres que sofrem da condição podem procurar esse acompanhamento uroginecológico para o diagnóstico correto da condição, já que a incontinência urinária pode ser classificada em três principais tipos:

  • Incontinência urinária de esforço: o sintoma inicial é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, se movimenta;
  • Incontinência urinária de urgência: caracteriza-se pela vontade súbita de urinar que ocorre em meio às atividades diárias e a pessoa pode perder urina antes de chegar ao banheiro ou levantar várias vezes a noite para urinar.
  • Incontinência mista: associa os dois tipos de incontinência citados anteriormente e por isso apresenta um impacto negativo importante na qualidade de vida.

Além da incontinência urinária e a identificação de seu tipo, o uroginecologista é apto a tratar de outras disfunções urogenitais e anorretais, como a cistite, infecção urinária de repetição, síndrome da cistite intersticial (também chamada de bexiga dolorosa) e os prolapsos genitais, denominada popularmente de “bexiga caída”.

Veja a seguir como o médico especialista em incontinência urinária pode tratar a condição.

Como é o tratamento da incontinência urinária?

A abordagem médica para o tratamento da incontinência urinária dependerá do tipo da condição. Alguns dos tratamentos que o médico especialista em incontinência urinária pode indicar são:

  • Laser;
  • Cirurgia de sling;
  • Aplicação de toxina botulínica.

O laser é o método terapêutico indicado para mulheres com grau leve de incontinência. A metodologia colabora para minimizar episódios de perda de urina aos esforços (como tossir ou pular, ou correr), micção de urgência, em que a mulher precisa “correr” para usar o banheiro, de noctúria (despertar para usar o banheiro durante o sono) e para perda de urina durante a relação sexual.

A cirurgia sling é tida como o padrão ouro entre os médicos especialistas em incontinência urinária para casos de incontinência urinária de esforço. O procedimento usa uma fita de material cirúrgico sob a uretra, aumentando a capacidade da mulher em segurar a urina ao fazer um esforço. Ela é eficiente e impede o escape em situações cotidianas como tossir, espirrar, levantar peso etc.

Mulheres com perda urinária de urgência podem se beneficiar da toxina botulínica, amplamente utilizada na medicina estética. Já no caso do tratamento da incontinência urinária, o médico especialista em incontinência urinária irá aplicar a toxina no músculo da bexiga, o que diminui a frequência urinária e a noctúria (levantar a noite para urinar), bem como os episódios de perda de urina.

Onde encontrar um especialista em incontinência urinária?

A Dra. Maria Emilia Ferreira de Barba é médica especialista em incontinência urinária, formada pela faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Fêmina, em Porto Alegre, a Dra. Maria Emilia se especializou em Uroginecologia e Cirurgia Vaginal pelo Hospital Pérola Byington, em São Paulo, adquirindo assim a capacitação necessária para tratar alterações urinárias.

Contudo, a busca por conhecimento não parou por aí. A Dra. Maria Emilia possui ainda outras formações voltadas diretamente ao tratamento de doenças uroginecológicas e do assoalho pélvico como:

  • Hands on Toxina Botulínica em Bexiga Hiperativa, Santa Casa de São Paulo, 2016
  • Hands on Cirurgia do Assoalho Pélvico, Hospital Cachoeirinha, São Paulo, 2016
  • Pelvic Floor Masterclass – Hands On Fresh Frozen Cadaver Course, UNICAMP, 2018

A Dra. Maria Emilia, por ser médica especialista em incontinência urinária, também já atuou capacitando médicos residentes na realização dos tratamentos e cirurgias de incontinência urinária e uroginecologia como médica concursada do Hospital Leonor Mendes de Barros.

Além disso, a médica especialista em incontinência urinária ainda possui:

A vantagem de procurar um médico especialista em incontinência urinária é que você terá mais assertividade e resolução do seu problema, já que ele está habilitado a diagnosticar os diferentes tipos de incontinência urinária, indicar os tratamentos mais adequados e receitar, se necessário, medicamentos ou outros procedimentos.

Se você está procurando um médico especialista em incontinência urinária, agende sua consulta com a Dra. Maria Emilia.

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA