Agende sua consulta
Agende sua consulta Fale conosco pelo WhatsApp

Quando o mioma uterino é perigoso?


Mulher com as mãos na barriga.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

5 abril, 2024 |

| 5 min. de leitura

Conheça os principais critérios que devem ser levados em conta para determinar se um mioma uterino é perigoso

Os miomas uterinos são tumores benignos que surgem nos tecidos musculares do útero. Estima-se que 25% das mulheres possam ter, em algum momento, pelo menos um mioma.

Ainda que a maioria dos casos seja assintomática, é comum ouvir no consultório médico a pergunta: o mioma uterino é perigoso? Isso ocorre porque, além do fato de alguns casos sintomáticos serem prejudiciais à qualidade de vida, podem causar infertilidade e outras complicações, além de muitas mulheres associarem mioma a câncer.

No entanto, o mioma é um tumor benigno. Entenda, neste conteúdo, quais são os miomas uterinos perigosos e quais são os critérios que devem ser levados em conta no momento diagnóstico e durante o acompanhamento e tratamento da paciente para classificar um mioma uterino dessa maneira.

Quero tratar um mioma uterino!

Sintomas do mioma uterino

Um dos primeiros passos para compreendermos se o mioma uterino é perigoso é conhecer os sintomas dessa condição. A maioria dos casos — até 75% — são assintomáticos, com a condição quase sempre descoberta em exames de rotina, como ultrassom transvaginal e ressonância magnética.

Quando ocorrem sintomas, os mais evidentes são:

  • Sangramento menstrual excessivo;
  • Sangramentos não associados à menstruação;
  • Dor pélvica (cólicas intensas);
  • Infertilidade;
  • Anemia devido ao sangramento;
  • Desconforto gástrico e aumento do volume abdominal.

Reconhece algum desses sintomas? Agende sua consulta agora!

Agende uma consulta

Quando o mioma uterino é perigoso?

Além da presença ou não de sintomas, existem outros fatores que devem ser analisados para determinar quando um mioma uterino é perigoso. São eles:

Tamanho e número elevado

Por si só, o tamanho e o número elevado não são fatores que determinam exatamente se um mioma uterino é perigoso. Isso porque o que mais conta são os sintomas. Ainda assim, miomas muito grandes, quando o volume uterino está maior que 500cc (o que corresponderia a 500 gramas, quando o normal é medir até 140cc, ou seja, 140 gramas) ou pacientes que têm uma manifestação muito extensa, como por exemplo, anemia devido ao sangramento intenso, podem causar preocupação justamente pelo aumento do risco de manifestação de sintomas e complicações.

Quanto ao tamanho, a preocupação maior recai sobre a velocidade de crescimento do mioma uterino. Isso porque tumores inicialmente diagnosticados como miomas, mas que crescem muito rapidamente, podem, na verdade, ser sarcomas, um tipo de tumor maligno.

Localização próxima à cavidade uterina

Miomas uterinos localizados dentro da cavidade uterina (os do tipo submucoso) causam mais sintomas e estão mais comumente relacionados à infertilidade. Por esse motivo, nesses casos, pode ser considerado que o mioma uterino é perigoso.

Sangramento menstrual excessivo

Como mencionado anteriormente, o sangramento é o sintoma mais preocupante de um mioma. Por isso, considera-se que o mioma uterino é perigoso quando o sangramento menstrual, ou mesmo entre os ciclos, é muito intenso, o que pode levar a paciente à anemia ou a necessitar de intervenções como uma transfusão de sangue.

Dor pélvica

Cólicas intensas relacionadas ao sangramento menstrual é um sintoma que pode indicar que o mioma uterino é perigoso. Elas são causadas devido a contração do músculo uterino.

Desconforto gástrico e aumento do volume abdominal

Dependendo de sua localização, um mioma pode pressionar órgãos pélvicos e aumentar o volume abdominal, assim como acontece numa gestação, podendo causar refluxo.

Infertilidade

Outra característica dos miomas uterinos é a possibilidade de causar infertilidade, principalmente os do tipo submucoso, localizados dentro da cavidade uterina.

Os miomas submucosos podem causar alterações anatômicas que dificultam ou impedem a fecundação e a implantação do embrião.

Qual tipo de mioma é mais perigoso?

Existem 3 tipos de miomas uterinos:

  • Miomas subserosos: crescem na região externa do útero;
  • Miomas intramurais: localizam-se dentro da parede muscular uterina;
  • Miomas submucosos: estão dentro da cavidade do útero, como um caroço dentro do abacate.

Quando se fala que um mioma uterino é perigoso, a maioria dos casos é do tipo submucoso. Por causa de sua localização, esse tipo de mioma é o que mais leva a sintomas como o sangramento intenso e a infertilidade, mesmo quando são pequenos, como 2 cm de tamanho.

Proteja-se dos miomas uterinos. Agende sua consulta agora!

Agende uma consulta

Quando é necessário fazer uma cirurgia de mioma?

A cirurgia de miomas uterinos é um tratamento indicado quando o mioma é mais grave. Para concluir que a paciente precisa do procedimento, devem ser levados em consideração fatores como:

  • Presença de sintomas, como sangramento ou cólicas que não melhoram com tratamento medicamentoso ou hormonal;
  • Miomas de grandes dimensões que podem causar compressão de outros órgãos e sintomas como desconforto gástrico;
  • Presença de complicações devido ao sangramento, como a anemia;
  • Crescimento rápido (que leva à suspeita de sarcoma).

O mioma pode virar câncer?

Uma preocupação muito comum de pacientes diagnosticadas com mioma uterino é se ele pode virar câncer. No entanto, a resposta é não, uma vez que os miomas são tumores que nascem e permanecem benignos.

O que ocorre são casos de sarcomas — um tipo de câncer que pode ocorrer no útero — que, em exames de imagem como ultrassom e ressonância magnética não se diferenciam dos miomas uterinos benignos. A suspeita de que o tumor identificado no útero é um sarcoma ocorre quando seu crescimento é muito rápido.

O que pode acontecer se não tratar o mioma?

Muitos casos não são perigosos e sequer causam sintomas, com a paciente precisando apenas acompanhá-lo periodicamente. Casos que necessitam de tratamento de miomas uterinos mais específico, no entanto, devem fazê-lo de acordo com as recomendações médicas, uma vez que:

  • Os sangramentos, como mencionado anteriormente, podem levar à anemia e outras complicações;
  • O mioma pode ser um fator de infertilidade e causa de abortamentos espontâneos;
  • O mioma pode, na verdade, ser um sarcoma.

Como já dito, nem todos os miomas uterinos devem ser tratados com cirurgia. Alguns casos respondem bem a tratamentos medicamentosos e hormonais e outros sequer precisam de intervenção.

Para saber mais sobre miomas uterinos, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Maria Emília Ferreira De Barba.

 

Fontes:

Maria Emília F. de Barba

Manual MSD

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)

Quero que você se sinta confortável.

QUERO MARCAR UMA CONSULTA