Essa é uma dúvida muito comum! Quer descobrir a resposta? Veja abaixo!
A resposta é: depende. Nem todas as formações verrucosas na região genital são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV).
Existem outras condições que podem levar ao desenvolvimento de lesões que parecem verrugas, como molusco contagioso, acrocórdons ou pólipos fibroepiteliais.
Molusco contagioso é um vírus que causa lesões elevadas na vulva que podem ser confundidas com verrugas genitais
Acrocórdons ou pólipos fibroepiteliais são formações benignas que podem ocorrer em áreas de atrito como vulva, virilha e axilas e não tem relação com o vírus do HPV.
Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista que pode realizar exames mais detalhados (como vulvoscopia com biópsia) para ter o diagnóstico em caso de dúvida.
Existem vários tipos de HPV, e alguns deles, os HPV de baixo risco para câncer podem causar verrugas genitais, que também são chamadas de condiloma acuminado.
Nem todas as pessoas que têm HPV desenvolvem verrugas visíveis, pois a infecção pode permanecer latente e assintomática e ser eliminada espontaneamente pelo organismo.
Tanto os condilomas, quanto as lesões causadas por molusco ou acrocórdons e pólipos de vulva podem ser tratados com segurança e eficácia com laser CO2.
Entre em contato e agende sua consulta com a Dra. Maria Emília!